CRITÉRIOS SELETIVOS

Eu fiquei abismado quando fui a primeira vez em uma feira de livros em São Paulo. Para quem gosta de ler, estar em meio a muitos livros é surreal, um sonho realizado. Eu fui a trabalho, mas aproveitei as horas de folga, para conhecer novos autores.

Logo no meu primeiro intervalo na feira, fui em busca dos livros com temas que me agradavam e encontrei ótimos títulos. Em uma feira de livros, encontramos todos os tipos de temas, é realmente surpreendente constatar a variedade de títulos que temos a disposição, mas como eu tenho critérios, eu já sabia bem o que queria.

É importante entender que ter critério é um ponto fundamental para aqueles que buscam construir conhecimento. Ler de tudo, não é o caminho para o aprendizado, é melhor seguir um tema e se aprofundar em uma área do que saber de tudo um pouco. Mario Sérgio Cortella fala de Critérios Seletivos, pontuando que:

“Sem critérios seletivos, muitos ficam sufocados por uma ânsia precária de ler tudo, acessar tudo, ouvir tudo, assistir tudo. É por isso que a maior parte dessas pessoas, em vez de navegar na internet, naufraga…” (2006, p. 26).

É claro que as vezes mergulhar em algo diferente nos desafia como leitores, contudo esta prática não deve ser constante, é apenas um momento de desafio que você propõe para a sua vida. Ter algum critério é bom para não sermos superficiais, conhecendo de tudo um pouco, mas sem profundidade.

Para quem quer seguir a vida acadêmica é importante ter critérios e conhecer a fundo alguns assuntos. Lembre-se que você é um ser humano, e por conta disso é limitado, por isso, escolher uma ou algumas poucas áreas, ajudará você a ter foco e conhecer o assunto de forma profunda.

A minha dica para você ter critérios em seus estudos é bem simples, escolha alguns temas e procure os autores principais daquele assunto e depois estude. Busque entender o assunto através das autoridades da área e aproveite para construir uma biblioteca sobre aquele tema. E como eu costumo sugerir aos amigos, intercale de tempos em tempos a sua leitura habitual, com livros leves ou com autores de algumas outras áreas, apenas para refrescar a cabeça e ter um desafio. Uma atitude que não deve tirar o foco da sua área de estudos, e sim servir apenas como pausa ou como respiro para arejar a cabeça.

A internet tem o poder de proporcionar as pessoas todo o tipo de conhecimento, e isso é a nossa maior vantagem. Contudo sem critérios seletivos nos perderemos no mar de informações. Sem foco não conheceremos de forma verdadeira um assunto e vamos naufragar engolidos por inúmeras informações.

O conhecimento é inesgotável, por isso que o critério é o ponto fundamental para construirmos o saber e sermos relevantes. Quem sabe de tudo, quem lê de tudo sem critérios, não tem profundidade em seu conhecimento e termina por ter uma reflexão bem rasa.

Aprenda a estudar e conhecer, delimite seus estudos e se aprofunde, mergulhando cada vez mais no conhecimento.

É muito prazeroso ouvir alguém que fala com autoridade um determinado assunto. Mas para isso, você precisa de critérios e metas, para que você não acabe nadando apenas no raso.

BIBLIOGRAFIA

CORTELLA, M. S. Não nascemos prontos: provocações filosóficas. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.

Deixe um comentário