VIVER É SE EQUILIBRAR

O tempo vai passando como a areia que escorre em uma ampola, ele cai sem dó, pela estrada da vida. Com isso, não vemos e muito menos percebemos como as nossas escolhas ou mesmo a falta delas, geram impactos.

E não adianta afirmar que para não errar, você preferiu não escolher, pois não escolher é uma escolha. Deixar o tempo passar é a opção de quem não quer errar. Sendo que o problema de quem não erra é que ele também não aprende.

Aprendi a degustar os momentos que Deus me deu, todos eles, com toda a calma e alegria. As vezes planejamos conquistar o mundo, e perdemos a paisagem durante a viagem, por estarmos concentrado em todo o planejamento de sucesso.

É claro que planejar não é ruim, só precisamos entender que a vida não é feita só de planos. Precisamos aprender a sentir o momento para seguir fazendo as melhores escolhas.

O mais difícil para o ser humano é se equilibrar e saber planejar, mas também curtir a viagem. É normal cairmos em qualquer destes extremos. Ou planejamos muito e optamos em nos preparar ou seguimos como dá, sem o mínimo de planejamento.

Já ouvi e li muitos filósofos afirmarem que o caminho do meio é a forma mais medíocre para alguém viver. A vida sábia e verdadeira é vivida quando se cai em um extremo. Uma conclusão que em si é complicada.

A arte de se equilibrar não é tão fácil assim, conseguir andar em uma corda banda sem cair é um dos maiores desafios que um artista de circo pode nos proporcionar. Normalmente uma pessoa desta gasta muitas horas para conseguir adquirir tal habilidade. Na vida não é muito diferente!

Viver seguindo um extremo não é tão complicado, basta se entregar aos impulsos e exageros. Quem se dedica ao esporte, a música e ao estudo sabe muito bem disso. Pois é muito mais fácil gastarmos nossos dias fazendo coisas que não demandam esforço do que nos concentrarmos em praticar o instrumento musical, estudar um livro complexo ou se exercitar diariamente. Os extremos são fáceis, já o caminho do meio é desafiador, requer disciplina e foco.

A arte do equilíbrio consiste em não exagerar na dose, é entender que a vida não é só estudos e muito menos só planos, contudo é também entender que precisamos gastar algum tempo diariamente estudando e planejando. Quando você não tem um caminho traçado, você não tem um destino. É quando determinamos nossas metas, que conseguimos chegar em algum lugar.

Aprenda a relaxar todos os dias, dedique um tempo para rir, se divertir e cultivar um pouco de silêncio e meditação. Mas também faça os seus planos e tenha foco para se dedicar em algo, para que com equilíbrio e persistência você possa conseguir sair do lugar. Pois viver é se equilibrar!

Deixe um comentário