DELIMITE A SUA PRIORIDADE

“A palavra prioridade deveria significar a primeiríssima coisa, a mais importante” (MCKEOWN, 2015, p. 24).

A nossa vida é feita basicamente de escolhas, opções que fazemos por algumas coisas em detrimento de outras. Eu por exemplo, escolhi estudar e ler todas as manhãs, que são livres na maioria dos dias. Mas eu poderia escolher outras atividades, como ficar dormindo ou assistindo algo. A questão é que eu tenho a minha prioridade, que é o ponto importante para quem quer chegar em algum lugar.

Vivemos dias de muitas opções, principalmente quando falamos de entretenimento. Por isso que manter-se focado em alguns momentos torna-se um desafio. Mas saber aonde você quer chegar, ajuda muito na missão de estabelecer sua prioridade e pontuar algumas metas.

É fundamental você deixar claro a sua prioridade, caso contrário, você será aquele que começa tudo e não termina nada. Seguirá sempre tentando, mas nunca concluindo. Greg Mckeown complementa este ponto afirmando que:

“Mas quando muitas tarefas são prioritárias, parece que, na verdade, nenhuma é” (2015, p. 24).

É claro que as vezes temos muitos planos, e também que você pode ter outras prioridades em mente, mas a questão é que você consegue apenas executar bem uma de cada vez. Se você não deixar bem claro a sua prioridade, corre o risco de você se perder ou no limbo da estagnação, ou no mais profundo e desenfreado ativismo.

Tempo não é algo que temos de sobra, ao contrário, ele é sempre escasso, sendo que o foco ajuda a delimitar para onde queremos olhar. Por sermos limitados, precisamos deixar bem claro estas questões.

Sempre fui uma pessoa cheia de ideias, a criatividade sempre foi o meu forte, mas como demorei para entender o quão fundamental é estabelecer uma ordem de prioridades e executá-las uma de cada vez, com cuidado e precisão, eu em alguns momentos caí na estagnação, com a cabeça fervilhando de ideias, mas sem ação alguma. E em outros momentos, em um ativismo louco, fazendo tudo ao mesmo tempo, mas sem cuidado e dedicação.

Liste bem as suas prioridades e aprenda a executar uma de cada vez, prezando sempre pela qualidade e precisão. Não adianta fazermos inúmeras coisas, mas sem qualidade e relevância.

O que conta não é o excesso e sim o esmero e o profissionalismo no qual fazemos algo!

BIBLIOGRAFIA

MCKEOWN, Greg, Essencialismo: A disciplinada busca por menos, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2015.

Deixe um comentário