NA DÚVIDA TENTE

“Na dúvida tente. É melhor errar tentando do que fracassar sem ter feito nada”.

Guilherme Augusto

Eu sempre gostei de escrever, mas quando montei o blog, me vi diante de um desafio, que era mantê-lo sempre atualizado com bons textos. O meu receio era não dar conta e também, não conseguir compor material novo.

A grande verdade é que tentar algum empreendimento nem sempre é simples, requer muito trabalho, planejamento, tentativas e erros. E lidar com todas estas coisas é o maior desafio. Por isso que, aquele que não tenta e opta por arranjar desculpas, é antes de tudo, alguém que não entende que as coisas boas, que realmente valem a pena, na maioria das vezes, não surgem assim do nada, e sim, com muito empenho e trabalho.

Este é um dos aforismos no qual guardo comigo há muito tempo, pois eu fui, quando novo, uma pessoa que deixou de realizar muita coisa, por conta do medo de que a empreitada desse errado. Somando isso o fato que no meu ambiente de trabalho e também no lugar onde eu morava, as pessoas eram bem negativas e costumavam colocar defeitos em todos os planos alheios, a minha vida terminava por sem bem frustrada. E como eu era muito novo, pois eu saí de casa cedo, não sabia lidar com aquelas atitudes e por fim, acabava não fazendo nada.

Um fracasso é sempre ruim, não tenha dúvida, contudo, deixar de fazer algo, que poderia ter dado certo, é muito pior, por isso faça, tente sem medo, pois se a empreitada der errado você pelo menos tentou e aprendeu com o erro. Sendo que depois é possível recomeçar (sempre é possível), mas com um pouco mais de bagagem, já que o primeiro erro te trouxe uma lição. Entenda que com o erro vêm o aprendizado, só crescemos quando erramos e entendemos o que dá certo ou não. E entenda também que é muito melhor lamentar algo que não deu certo, do que ter que lidar com a frustração de não ter tentado.  

Depois de um tempo, percebi as oportunidades que eu estava perdendo por não tentar. Notei que muitos dos que tentavam me desanimar, eram pessoas que nunca tentavam e por isso, nunca colhiam lições ou boas oportunidades, como fruto de suas atitudes. Aprendi a tentar e descobri como pior do que fracassar em algo é o sentimento de fracassar, sem ter feito coisa alguma.

Foram muitos os desafios que me ensinaram com o fracasso, mas também inúmeros deles no qual eu consegui colher algumas vitórias. E o blog, e meu receio em não dar conta, foi uma delas.

O desafio de escrever e manter ele atualizado, me fez estudar, ler ainda mais e seguir sempre em busca de boas ideias e ferramentas para produzir materiais relevantes. No final, foi ele que me incentivou a continuar estudando, para não estagnar.

Não fuja de um desafio, aprenda a fazer, ao invés de ceder à tentação de não tentar. E por mais que seja cômodo não tentar, os frutos desta estagnação são sempre amargos.

A coisa mais triste que podemos experimentar é a sensação de poder ter feito algo e conseguido!

Deixe um comentário