Há alguns anos eu recebia livros de algumas editoras para fazer resenhas, ler e avaliar os materiais, com isso, pude conhecer inúmeros autores, que no final agregaram muito conteúdo em minha vida. E o autor que eu vou abordar hoje, que é também uma grande influência em minha vida, eu conheci neste período.
Miroslav Volf é um teólogo croata, autor de inúmeros livros, e por mais que ele não é tão conhecido assim aqui no Brasil, ele é muito relevante. Entre as obras que valem a pena destacar estão “Exclusão & Abraço”, um livro que discorre sobre a alteridade e reconciliação, e um importante livros chamado “Uma Fé Pública”, que é justamente a obra que eu vou abordar neste texto.
Qual é o papel da igreja em nosso cenário? Como podemos ser relevantes em nosso contexto? Estas são perguntas implícitas e em alguns momentos explícitos em todo o livro. Entender o nosso papel, e propor uma fé pública e relevante, com o intuito de contribuir com a nossa sociedade, é um dos propósitos da obra.
Muitas vezes esquecemos que ser cristão não é apenas adorar a Deus, ir à igreja todos os domingos ou ler a Bíblia. Quando olhamos para o exemplo de Cristo percebemos que o nosso papel é muito mais amplo aqui na terra, sendo que é um verdadeiro desafio ser cristão neste mundo cada vez mais secularizado. Gosto de uma citação de Miroslav Volf, que resume muito bem esta questão:
“Se a fé apenas cura e energiza, então ela é, meramente uma muleta que se pode usar livremente, não um estilo de vida” (2018, p. 34).
Ser cristão é um estilo de vida, um modo de viver que invade todas as áreas da nossa vida. A fé não é uma crença religiosa apenas, ela deve ser muito mais que isso, caso contrário, ela será apenas uma muleta ou uma máscara que vestimos todos os domingos, com o intuito de disfarçar as nossas misérias.
O livro fala desta fé pública, e aborda pontos fundamentais para que assim, possamos ser cristãos que realmente colaboram com a sociedade. Eu sempre acreditei que o nosso exemplo também fala, é possível através da nossa vida, pregar o evangelho. Seja com exemplos, opiniões ou atitudes.
Neste livro o autor é muito lúcido e centrado ao abordar temas como “Falhas da Fé”, “Identidade e Diferença” ou “Engajamento Público” entre tantos temas importantes, que precisamos entender para que assim, consigamos ter um estilo de vida centrado e que também colabore com o bem comum.
Um autor fundamental, que escreve com um equilíbrio e propriedade sobre a fé cristã, vale a pena ler.
BIBLIOGRAFIA
VOLF, M. Uma fé pública: Como o cristão pode contribuir para o bem comum. 1. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 2018.
