Na vida acadêmica, saber estudar e pesquisar, é um ponto fundamental para gerar frutos. Seja você um pesquisador ou professor, uma boa técnica e a mentalidade certa define muita coisa em sua rotina acadêmica.
Existe um princípio importante quando falamos de embarcar em algo novo ou mesmo desafiador, sobre aprender e principalmente, sobre vida acadêmica. E este princípio é justamente o mindset, a crença que nos leva a agir de uma determinada forma, sendo ela boa ou ruim.
Mindset é uma forma de pensar, é o conceito que você tem de si, que por fim, acaba definindo sua ação e posicionamento diante dos vários desafios que a vida nos traz. O que você pensa sobre você, define uma boa parte da sua ação, mindset é esta mentalidade.
Carol S. Dweck fala sobre dois tipos de mentalidades, sendo elas: a capacidade fixa e a capacidade mutável. A capacidade fixa é aquela que precisa ser provada, normalmente quem é assim se preocupa muito com erros, fracassos e derrotas, e por isso, optam em provar para as pessoas que são inteligentes ou que possuem talentos ao invés de aprenderem com os fracassos. Esta é a definição de sucesso para quem possui esta mentalidade. Já a capacidade mutável é aquela que busca sempre se desenvolver através do estudo e do aprendizado, para estes, uma derrota é uma lição e uma oportunidade de aprender e recomeçar com alguma bagagem (2017, p. 23). Carol Dweck resume bem estes dois universos explicando que:
“Num mundo, o esforço é algo ruim. Assim como o fracasso, ele indica que você não é inteligente nem talentoso. Se fosse, não precisaria fazer esforço. No outro mundo, o esforço é o que torna você inteligente ou talentoso” (2017, p. 24).
Mudar a mentalidade é uma atitude fundamental caso você queira entrar na vida acadêmica ou buscar ser alguém que está sempre crescendo e aprendendo. Entender a importância do esforço, da dedicação e dos fracassos, que na maioria das vezes nos ensinam, é o ponto de partida para uma vida de crescimento.
Estudar, pesquisar escrever são práticas fundamentais, eu mesmo gosto muito, mas nem sempre são fáceis, por isso que, mudar o mindset para a capacidade mutável, buscando aprender e crescer sempre, apesar das dificuldades e derrotas, é uma atitude fundamental ao invés de querer apenas mostrar a sua capacidade, afagando assim o seu ego, mas sem crescer como acadêmico. Benjamin Barber tem uma citação que resume bem a questão:
“Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos […] divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem” (apud DWECK, 2017 p. 24).
Ser um eterno aprendiz e cultivar uma mentalidade de desenvolvimento, é um ponto de partida fundamental para quem quer constantemente aprender e crescer.
Entender que o verdadeiro fracasso é na verdade deixar de aprender é o princípio da boa mentalidade. E por mais que fracassar não seja legal, afinal, as derrotas muitas vezes nos entristecem e nos desanimam, entender que a pior parte é não aprender, é um ótimo ponto de partida para começar a mudar a mentalidade e desta forma, construir uma rotina de crescimento.
BIBLIOGRAFIA
DWECK, C. S. Mindset: A nova psicologia do sucesso. 1. ed. São Paulo: Objetiva, 2017.
