O DIA DO LEITOR

Ler é uma das minhas grandes alegrias, quem segue o meu blog a mais tempo, já percebeu isso, sendo que a leitura faz parte da minha vida por inteiro. Na parte profissional eu leio por conta da profissão, já que eu sou professor e pesquisador, ler no meu caso é fundamental para estar sempre aprendendo e ensinando. Mas eu também leio para descansar, é comum em um momento de descanso, tirar um tempo para ler e me divertir. A leitura está presente em todas as áreas da minha vida, seja a profissional ou a pessoal.

Para quem quer aprender, exercitar a mente ou mesmo se desenvolver cada vez mais, a leitura é fundamental, existem inúmeras vantagens para quem cultiva tal hábito, uma prática que se assemelha muito a um exercício, já que com a leitura, malhamos o cérebro. E para coroar esta importante prática, dia 07/01 comemoramos o Dia do leitor.

A data foi instituída em homenagem a criação do jornal cearense “O Povo”, idealizado em 7 de janeiro de 1928 por Demócrito Rocha, um poeta e jornalista. Sendo que podemos ver tal data não só como uma homenagem a quem lê, mas também, como um incentivo para cultivarmos tal hábito que é fundamental.

Ninguém nasce um leitor, ao contrário, tal hábito é construído, fruto de muito empenho e incentivo. É claro que alguns cultivaram o hábito de forma mais tranquila, visto que tinham em casa livros, pais que liam ou a referência de amigos, parentes ou mesmo a ajuda da escola. Isso faz uma diferença muito grande para que o hábito da leitura se torne efetivo na vida de alguém, mas a boa notícia é que ele é cultivável, não é um dom ou uma habilidade inata.

Conheço muita gente que gostaria até de conseguir ler todos os dias, mas segundo estes, eles não conseguem, com isso, proponho alguns caminhos, para que você consiga ter o hábito incorporado em sua vida. São dicas simples, mas eficazes.

Comece separando livros de temas que você gosta, pois tal hábito, para se tornar parte de você, precisa começar com o incentivo de um tema que lhe agrada muito. Isso trará a você a força que você precisa para persistir. Como não é fácil transformar uma prática em hábito, escolher algo no qual gostamos muito, já nos dá alguma vantagem.

Depois separe um tempo para ler, um horário determinado só para a leitura. O tempo de leitura não importa, o que importa mais é a constância em ler, e busque fazer isso todos os dias, lembrando que tempo não existe, ninguém tem tempo, o que existe são as prioridades, é o quanto você coloca tal prática como fundamental, por isso, para passar a ser um leitor, você precisa estabelecer este hábito como prioridade.

Dê preferência a leitura, aprenda a desligar as coisas que distraiam você e busque lugares calmos, onde você não vai ser interrompido, sem esquecer que a qualidade é mais importante do que a quantidade.

Por fim, quando estiver com o seu hábito estabelecido, aprenda a se desafiar como leitor e busque ler, de tempos em tempos, temas um pouco mais complexos, buscando sempre dar um passo de cada vez, cuidando sempre para não dar um passo maior do que a perna. Este desafio trará a você mais conhecimento e aumentará a sua visão de mundo e repertório.

Aproveite tal data para começar a ler e insista em cultivar tal hábito, para que no próximo ano, você possa comemorar esta importante data e ver como avançou um pouco mais no conhecimento.

Deixe um comentário