“Como um caminho no outono: assim que é varrido, volta a cobrir-se de folhas secas” (PERCY, 2012, p. 31).
Na minha infância e adolescência, cresci em uma casa que havia algumas árvores frutíferas. Era ótimo comer ameixas direto do pé ou mesmo goiaba, o problema era deixar o chão livre das folhas, que nos caso destas árvores, eram grandes e em abundância.
Ter em seu quintal algumas árvores é ótimo pois elas embelezam o ambiente, e nos proporcionam alguns frutos, caso a árvore seja frutífera. A natureza é realmente impressionante, mas também nos dá algum trabalho.
Para quem gosta de um jardim bem cuidado, ter alguma árvore é complicado, visto que por mais que você varra o quintal, haverá sempre alguma folha caída no chão, principalmente no outono. Para um perfeccionista, isso pode ser uma tortura, para quem entende a dinâmica da vida, isso é apenas um dos fatos corriqueiros da vida.
Viver é entender que precisaremos sempre estar resolvendo problemas, não existe uma vida perfeita, assim como não é possível termos algumas árvores e ao mesmo tempo ter o chão impecável, sem folhas algumas. E o próprio medo dos problemas é um problema, é antecipar um sofrimento e sofrer antes da hora. Por isso que relaxar e lidar com os desafios de uma forma centrada é o caminho para uma caminhada mais tranquila.
Aceitar a realidade da vida, buscando sempre não sofrer por antecipação, é a melhor saída, ao invés de antecipar catástrofes ainda não vividas. Sofremos muito imaginando problemas, sendo que muitos deles não se concretizam.
Durante a pandemia era possível encontrar “especialistas” prevendo as maiores catástrofes, aumentando ainda mais o medo que o Covid 19 já causava nas pessoas. Estar preparado é importante, mas nem sempre conseguiremos prever tudo, ou mesmo deixaremos de sofrer, vivendo uma vida sem quaisquer dificuldades.
Assim como manter um jardim limpo é desafiador, requer paciência e muito empenho, viver de forma equilibrada é igualmente complicado, pois a vida está em constante mudança, as folhas não param de cair e as ervas daninhas da existência, insistem em aparecer para estragar o nosso belo jardim.
Por isso viva tranquilo, buscando dar um passo de cada vez, juntando as folhas do seu quintal, mas sem se desesperar, pois antecipar problemas é o caminho para vivermos uma caminhada, sem qualquer paz.
As folhas caem aos poucos, assim como os problemas, por isso, viva um dia de cada vez e aproveite o jardim.
BIBLIOGRAFIA
PERCY, Allan. Kafka para sobrecarregados: 99 pílulas de sabedoria para lidar com a loucura do dia a dia. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.
