Eu sou músico e aprendi a tocar bateria na igreja, vendo o meu irmão e outros bateristas tocarem. Mas foi quando fiquei um pouco mais velho e decidi tocar alguns estilos musicais mais complexos, que eu descobri a importância de buscarmos constantemente aperfeiçoamento. A disciplina surgiu neste tempo, foi inevitável ter que cultivar esta disposição, visto que, o desafio e o aprendizado eram muito grandes.
Na faculdade, eu precisei ser igualmente disciplinado pois eu trabalhava e estudava. E mais tarde, quando decidi escrever, estudar e ler mais, a disciplina precisou estar presente em todos estes processos. Ela é um elemento fundamental para quem quer se desenvolver.
A disciplina é a arte de fazer mesmo sem vontade, é a ação de quem tem consciência e entende que o aperfeiçoamento só vem como muita constância, estudo e muita prática. Richard Foster no livro Celebração da disciplina, resume o termo afirmando que:
“A pessoa disciplinada é aquela que consegue fazer o que precisa ser feito na hora em que precisa ser feito”. (FOSTER, 2020, p. 147).
O disciplinado é alguém que ao invés de arranjar desculpas, procura meios e estratégias para conseguir se aperfeiçoar. Uma pessoa disciplinada não é alguém que tem muito tempo, dons ou facilidades, pois nem sempre esta é a realidade de alguém que conseguiu se desenvolver e aprender. Normalmente ele é alguém que tem foco para cumprir suas metas e objetivos, apesar de todas as dificuldades que possam existir.
Entenda que a regularidade é fundamental em todas as áreas da nossa vida, seja para aprendermos um instrumento, fazermos um curso, melhorar nossa rotina de leitura e estudo, ou mesmo para cultivarmos uma vida de oração, entre inúmeros objetivos que ela nos traz. Perceba que o comum do ser humano é estagnar, é fugir do esforço e do que é difícil. O problema é que para conseguirmos ter habilidade em algo, precisamos praticar e enfrentar os momentos de estudo que nem sempre são prazerosos.
Eu por exemplo, escrevo todos os dias, seja textos para o blog, o livro que estou escrevendo ou algum artigo acadêmico. Eu tenho também um horário para ler e estudar, que eu cumpro sem faltar, por entender que este é o caminho para conseguir chegar em um nível de excelência. Seja como professor, teólogo ou filósofo.
Descobri que vontade e inspiração você não espera surgir e sim, você faz aparecer, com muita disciplina, constância e estudos. Esperar ter vontade ou inspiração, é o caminho da estagnação. Prefiro colocar a mão na massa, que normalmente em meio ao trabalho ela surge e me ajuda.
A minha técnica é simples, e você pode também seguir de forma fácil e rápida. Basta estabelecer os horários e seguir, sem faltar. Pois como eu disse, a constância é que traz resultados e buscar dar o primeiro passo, mesmo não sendo fácil, é o caminho para conseguirmos disciplina, foco e por fim, excelência.
A disciplina é a ferramenta que ajuda a transformar uma tarefa, que em um primeiro momento parece ser complicada, em um hábito.
BIBLIOGRAFIA
FOSTER, Richard. Celebração da disciplina: O caminho do crescimento espiritual. 2. ed. São Paulo: Editora Vida, 2020.
