“Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” (Provérbios 25: 28).
Conheci muitas pessoas que não podíamos contestá-las, pois ao menor sinal de uma opinião contrária, a enxurrada de palavras e justificativas surgiam como uma furiosa torrente de água. E não importava se a crítica tivesse sido feita com muita educação e respeito, a reação era sempre igual.
Uma das lições que eu aprendi ainda bem novo, por conta das muitas oportunidades que eu estava perdendo, foi justamente o autocontrole, não deixar que situações me deixasse sem paciência ou mesmo tirasse a minha capacidade de refletir e ponderar.
Quem não consegue conter o espírito é desprotegido, fala qualquer coisa e se descontrola com qualquer situação, terminando por perder tudo, apenas e porque, se descontrolou.
O interessante é que este descontrole serve para muitas áreas, seja a financeira, quando você gasta sem medidas e não aprende a economizar. Na saúde, quando você não costuma cultivar um bom hábito alimentar ou mesmo nas relações no trabalho, quando a falta de paciência e de capacidade de ouvir críticas, prejudica seu trabalho. Por conta disso, reuni algumas lições que eu aprendi ao longo da minha vida, espero que possa lhe ajudar.
A primeira delas é não me justificar diante de uma crítica. Ao invés de responder, eu busco antes refletir sobre o que estão me falando e se for preciso, eu converso com a pessoa apenas depois, isso quando eu converso. É claro que algumas críticas são desonestas, feitas por pessoas que querem o nosso mal, ou mesmo, por colegas que não nos conhecem e terminam por ter uma ideia equivocada de nós. Mas em todos estes casos, vale a pena parar e pensar, é possível existir alguma verdade e com isso, alguma lição para tirar da crítica.
A segunda lição é não tomar decisão alguma sem tirar um tempo para pensar. É importante pensar um pouco sobre algumas propostas ou decisões que precisamos executar, sendo que algumas escolhas feitas por impulso podem nos prejudicar. O problema é que não existe receita, e o pior é que existem momentos em que precisamos decidir rápido, com o intuito de não perdermos uma oportunidade, mas o problema é que algumas armadilhas são disfarçadas de boas oportunidades, com isso, pensar é o melhor caminho.
Aprender a ter domínio próprio é uma lição muito importante, serve principalmente para você ter uma vida centrada e protegida. A falta de controle expõe uma pessoa, deixa um indivíduo a mercê de inúmeras armadilhas.
Eu sempre digo que o equilíbrio é um grande desafio, uma tarefa realmente árdua, que devemos buscar viver e cultivar. E saber manter o controle é um destes desafios que você deve aceitar e aprender a lidar. Quem não contém o seu espírito, se perde em emoções e ações desmedidas.
Por isso, cultive uma vida de reflexão, aprenda a conter o espírito e colha os frutos de uma vida equilibrada.
