Nunca foi tão fácil ofender como hoje, basta ter um computador, que qualquer pessoa consegue xingar, ofender ou “falar a verdade” sobre algo, segundo alguns afirmam. Uma verdade que geralmente insiste em impor e diminuir as pessoas.
Enquanto na frente de uma pessoa um indivíduo não consegue esboçar a mais educada opinião, por traz da tela do computador, as palavras mais ofensivas são proferidas em nome da liberdade de expressão.
Hoje é possível observar um fenômeno interessante que é a máscara que o computador dá a um indivíduo. Uma pessoa atrás de um computador consegue falar e desafiar qualquer um, além de diminuir e ofender alguém. A coragem surge com o anonimato que a tecnologia proporciona.
O espírito do nosso tempo é este, uma ofensa mascarada de sinceridade. Onde alguém fala e opina, acreditando que tem o direito de ofender e diminuir as pessoas.
Aprendi que a sinceridade que ofende, não é sinceridade e sim grosseria, de quem se acha no direito de rebaixar qualquer pessoa que não pensa igual. Não precisamos ofender para sermos sinceros, basta com educação sabermos nos expressar, mas eu creio que a gana de alguns não é ser sincero e sim, bater de frente, ofender e impor uma opinião, em uma ação totalmente narcisista, como é comum hoje em dia.
A sinceridade é educada, ela busca colaborar e incentivar uma pessoa. Quem é realmente sincero, escolhe as palavras e possui boas ideias. Na verdade, a inteligência se revela justamente através da atitude de uma pessoa que sabe se comunicar e se expressar conforme as características do seu interlocutor. Convivi com muitos destes “sinceros” e uma boa parte deles eram ágeis em encontrar defeitos, mas inaptos em propor uma solução para um problema.
Aprenda uma coisa, se você não consegue encontrar uma ideia melhor ao pensar em fazer uma crítica, opte em se calar. Pois é claro que as coisas podem sempre melhorar, mas se não tivermos uma colaboração, a crítica não é tão útil.
Outra coisa, entes de fazer uma crítica, opte em dar uma sugestão, caso a pessoa esteja aberta a isso, é claro. Se você quer ajudar, uma ideia é um ponto de partida melhor do que apenas criticar de forma aleatória.
As vezes algo pode melhorar, eu sei disso, o problema é que nem sempre contamos com o tempo que alguém gastou para fazer determinado empreendimento. É por isso que nestes casos, a crítica se torna injusta e desanimadora, caso não seja colocada de uma forma apropriada, visto que ela não leva em conta a pessoa e toda a sua dedicação.
É fácil fazer uma crítica quando não foi você quem gastou tempo em um projeto. Sendo que muitos dos críticos que eu conheci, eram pessoas que não faziam nada. Eles gostavam de apenas criticar, afinal, fazer algo dava muito trabalho.
