A FORÇA DA ROTINA

Vivemos em um contexto onde estudar não é visto com bons olhos, uma boa parte das pessoas acreditam que é maçante ler um livro, estudar ou pesquisar. Somando isso ao fato que temos muitas ferramentas para nos distrair, é possível cairmos em um limbo existencial e sermos levados por hábitos que não nos trarão crescimento.

Quando falamos em hábitos, discorremos sobre regras que podem ser tanto boas quanto ruins. Apesar de ser verdade que adquirimos de forma muito rápida maus hábitos, é possível cultivarmos uma vida com bons hábitos, basta seguirmos persistentes. Por isso, proponho alguns passos que ajudarão você a construir uma rotina relevante.

 A disciplina e a rotina na vida acadêmica são os primeiros passos, sendo eles fatores determinantes do processo. Sem disciplina, não conseguiremos construir uma rotina diária de estudos, leitura e pesquisa neste nosso mundo de constantes estímulos e distrações. Greg Mckeown acrescenta:

“A rotina é uma das ferramentas mais poderosas para remover obstáculos. Sem ela, a atração das distrações não essenciais nos domina. Mas se criarmos uma rotina capaz de preservar o essencial, começaremos a executá-la no piloto automático” (2015, p. 214).

A rotina aliada a disciplina, tem o poder de nos manter no foco, na direção dos nossos objetivos. Uma vida calcada em algumas boas rotinas é uma vida que segue rumo ao alvo. Sendo que, ela não serve apenas para os estudos ou para a vida acadêmica e sim, para tudo. Seja para praticar um instrumento musical, um esporte, entre tantos hábitos que nem sempre são fáceis de adquirir. Entenda uma coisa, a maioria das coisas que nos fazem crescer e melhorar, não são fáceis de cultivar.

Uma outra vantagem da rotina é que ela transforma uma prática, até então difícil, em algo que fazemos no piloto automático. Com isso, liberamos a nossa mente para nos concentrar em outra coisa. Quando pegamos o hábito de fazer algo, não precisamos mais nos esforçar para conseguir fazer, a prática se torna parte da nossa vida (2015, p. 215). Por isso, se existe algo que você precisa cultivar é a disciplina.

O primeiro passo para conseguirmos construir uma rotina é entender bem o que queremos e delimitar detalhadamente nossos objetivos. Saber o que você quer com a rotina é um passo importante. Opte por definir objetivos sólidos e siga focado, escolha poucos alvos e aprenda a dar um passo de cada vez.

O segundo passo é definir um horário, um tempo que será apenas para executar aquela determinada tarefa. Como estamos falando de vida acadêmica, escolha um tempo para ler e estudar, e de preferência, em um local reservado, sem interrupções. Se você ainda não tem o hábito, não precisa ser muito tempo. É muito melhor você cultivar a constância, do que a quantidade. Não adianta muito um dia você ler e estudar por horas e no outro não. É preciso constância, para que aquela determinada rotina se torne parte da sua vida.

E a última dica é a mais importante, é aprender a fazer as coisas mesmo sem vontade, na verdade, disciplina é justamente isso. Entenda uma coisa, nem sempre eu tinha vontade de estudar e ler, principalmente quando eu tinha um dia de trabalho cheio. É claro que em alguns momentos da nossa vida, chegamos em casa e queremos mais é cair no sofá e nos desligar. E nos primeiros dias da rotina, você vai enfrentar muito isso, mas para conseguir, você deve ser disciplinado e fazer mesmo que sem vontade.

Com o tempo, aquela prática entra em nossa vida e torna-se parte da nossa rotina. E acima de tudo, entenda que você vai fracassar muitas vezes, o que vai definir o seu sucesso é a capacidade de recomeçar quantas vezes for preciso. Eu gosto de uma frase da bailarina russa Anna Pavlova:

“Seguir uma meta sem hesitar: eis o segredo do sucesso” (2015, p. 127).

Não vacile, siga firme e recomece sempre que for preciso, o sucesso em algo é construído apenas por aqueles que não desistem. E acima de tudo, mesmo que alguém fale que você não vai conseguir, persista, pois o segredo é apenas este, persistência.

Uma das ferramentas mais poderosas é a rotina, é ela que nos coloca nos trilhos e nos ajuda a termos uma vida com hábitos relevantes, que nos trazem frutos, conhecimento ou mesmo saúde. Sendo que é através dela que um acadêmico vai chegar em seu alvo.

A disciplina é elemento fundamental da vida acadêmica e a rotina é a melhor ferramenta!

BIBLIOGRAFIA

MCKEOWN, Greg. Essencialismo: A disciplinada busca por menos. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2015.

Deixe um comentário