O PROBLEMA DE QUEM VÊ

Viver é como caminhar a noite em uma trilha no meio de uma mata. É possível caminhar na trilha e até apreciar a paisagem em volta, mas não é possível ver mais a diante. Você consegue enxergar apenas o que está ao alcance dos seus olhos.

Seguimos pela trilha da vida, apreciamos a paisagem e decidimos de acordo com o que vemos e conhecemos. Em um conhecimento totalmente limitado, já que nem sempre é possível conhecer uma coisa a fundo e muito menos é possível prever o futuro e as mudanças que constantemente acontecem em nossa volta. Por isso é possível decidirmos ou mesmo entrarmos em uma causa, seja política ou não, sem estar vendo o todo, e o pior, acreditando estar vendo tudo.

O problema de quem vê é acreditar que está vendo, é crer que sabe bem onde o caminho leva, se esquecendo que a certeza e a imprudência caminham lado a lado. E isso se dá por conta das nossas limitações aliadas as nossas profundas e corrompidas certezas.

Eu fui anarquista em minha adolescência, acreditava que o mundo precisava ser mais livre, sem governo, repressão e leis limitantes. Hoje, um pouco mais velho, me recordo do que aconteceu em Vitória, quando a polícia entrou em greve. A “liberdade” provocou um tremendo caos.

O mundo é sempre muito mais complexo do que acreditamos. Se formos honestos, perceberemos que os problemas na maioria das vezes são bem mais intrínsecos, mas por conta da nossa certeza, teimamos em querer concertar tudo com as nossas receitas prontas.

Existe uma beleza em Deus, principalmente quando falamos que Ele sabe de tudo e que Ele é eterno. E a beleza é saber que eternidade é estar fora do tempo, vendo o caminho todo. Ele não vê só o que está em sua frente, Ele enxerga tudo e conhece tudo.

Não é legal não saber, mas acreditar que sabemos, é muito mais perigoso e tudo bem confessar que você não consegue ver a trilha toda da caminhada. Não saber e não ver, é ser um alguém normal, que entende que os problemas da vida não são resolvidos com receitas mágicas.

Seguir a Deus é entregar a sua vida a um Deus que tudo vê. É saber que a nossa frente vai alguém que enxerga tudo. E está tudo certo buscar saber das coisas, só não se iluda com a sensação de saber. É ela que nos engana e nos faz crermos que estamos a ver.

Siga firme pelas trilhas da vida, mas aceite o seu limitado conhecimento. Faça planos e busque resolver as coisas que estão em seu alcance, tendo em mente o fato de que você pode estar errado, e justamente naquele ponto no qual você tem a plena certeza.

Se o problema de quem vê é a certeza, a saída é confiar em quem tudo sabe e tudo vê. É em Deus que precisamos colocar a nossa esperança e não em nossas certezas!

Deixe um comentário