A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO NOS ESTUDOS

Certo dia eu estava tão envolto na leitura de um livro, que eu pedi a noção do tempo. O livro e a história eram tão incrivelmente bons, que eu não percebi o tempo passar, um fenômeno que sempre acontece comigo.

A atenção é um dos fatos fundamentais na vida acadêmica. É imprescindível desenvolver está habilidade caso você queira aprender a pesquisar ou mesmo escrever. Em um mundo onde a distração faz parte da nossa vida, procurar técnicas para aprimorar esta área é fundamental, caso queira ser um acadêmico relevante. Cleverson Bastos e Vicente Keller no livro “Aprendendo a Aprender”, propõe três princípios, caso você queira desenvolver a habilidade de concentração.

O primeiro princípio é a concentração única. É preciso saber focar em um objeto, sem segundas ou terceiras distrações, pois, quando há dois ou mais objetos, a sua atenção estará dividida e com isso, você vai perder a eficiência do seu foco em seu momento de estudo (2014, p. 25). Não é à toa que muitos professores pedem para os alunos desligarem seus smartphones, a intenção é fazer com que o aluno esteja cem por cento focado na aula.

O segundo princípio é a intermitência. Não é possível passarmos longos períodos de estudo, sem aos poucos, perdermos a eficácia na atenção. É normal começarmos bem focados e perdermos a força do foco. Por isso que, o estudo eficaz deve ser alternado com períodos de descanso ou mesmo com breves pausas. Seja para relaxar ou ouvir uma música com o propósito de recobrar o foco (2014, p. 25).

O terceiro princípio é o interesse. Quando maior é o interesse no assunto, maior é a sua capacidade de concentração, por isso que, escolher uma área de estudos no qual gostamos é fundamental para o sucesso da empreitada (2014, p. 25).

É claro que na vida acadêmica, muitas vezes nos deparamos com disciplinas que não são do nosso gosto, é preciso aprender a lidar com estes temas e é claro, as vezes também desafiar nosso intelecto e mergulhar em algo diferente.

Eu já mergulhei em temas que não eram da minha área de estudos e descobri um verdadeiro universo que eu passei a gostar. Em um primeiro momento, resolvi aproveitar uma oportunidade, mas depois, descobri muitos temas interessantes. É claro que nem sempre isso acontece, mas o desafio é válido e serve para ampliarmos nosso escopo de conhecimento.

Estudar é uma arte, é um caminho que nem sempre é fácil, e por isso que buscar as melhores ferramentas para o sucesso é a melhor forma de nos desenvolvermos e crescermos ainda mais em nossa área de atuação.

BIBLIOGRAFIA

BASTOS, Cleverson.; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: Introdução à metodologia científica. 28. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

Deixe um comentário