RESPONDER SEM ESCUTAR

“Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha” (Provérbios 18:13).

Gosto de livros e palestras sobre inteligência emocional, considero fundamental desenvolvermos esta parte da nossa inteligência e saber ouvir, é um dos assuntos mais interessantes deste tema. A minha crítica apenas é que só nos ensinam a ouvir, ninguém nos ensina a escapar daquelas pessoas que não param de falar nunca, que transformam uma conversa em um monólogo e não conseguem ouvir em momento algum.

É muito bom falar e discorrer sobre um assunto e também é ótimo ouvir quem entende de um determinado tema. Mas uma conversa é sempre uma via de mão dupla, nós falamos e precisamos também ouvir.

Você já notou como muitos estão sempre prontos a responder? Parece que mal terminamos de falar e a pessoa já responde, sendo que, em alguns momentos nós nem terminamos e a pessoa já está emitindo a sua opinião. Ela não ouviu e muito menos refletiu sobre o que está sendo dito e já tem uma resposta. Muitos parecem querer falar apenas por falar, para serem ouvidas, como se fosse uma necessidade urgente.

Quando a língua é mais rápida que a mente, a vergonha é certa. E respostas das mais estranhas aparecem para comprometer quem responde, por conta da falta de capacidade de ouvir, parar e refletir. Aprendi que falar é legal, mas refletir e pensar é fundamental para não falarmos incoerências. Muito mais do que apenas tagarelar, precisamos ser assertivos e ter propriedade no que falamos. Provérbios 17:27 diz:

“Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno” (NVI).

Quem realmente tem conhecimento, é comedido, sabe ponderar e pensar. Quem muito fala, pensa pouco, justamente por não conhecer e se ater a teorias e conceitos oriundos do senso comum.

Conversar é muito bom, a troca de experiências, conhecimento e vivências é ouro em uma conversa, isso quando o interlocutor é sensato, quando pondera a sua fala e é sempre pronto a ouvir. Infelizmente quando isso não existe a conversa se torna cansativa.

Eu vou ainda mais longe, quem tenta teorizar tudo e arranjar soluções, que em sua maioria não funcionam, certamente não sabe do que está falando. Quem tem conhecimento percebe como alguns detalhes ou conceitos são muito mais complexos do que imaginamos. Quanto mais conhecemos, mais nos calamos, refletimos e percebemos as variações e pensamentos opostos de um assunto.

Ouvir é um elemento fundamental em uma conversa e o falar, deve estar acompanhado da reflexão, do comedimento e da honestidade em admitir que não conhecemos alguns assuntos. Falar apenas por falar ou para alimentar a necessidade de ser ouvido é perigoso, além de não nos dar frutos.

Aprenda a falar bem, com propriedade, mas aprenda também a ouvir e refletir sobre as coisas que alguém está falando, este é o caminho do bom diálogo.

Deixe um comentário