ESFORÇO SUFICIENTE: CUIDANDO COM O PONTO DE EXAUSTÃO

“O que aprendi: esforçar-se além da conta torna mais difícil obter o resultado que se quer” (MCKEOWN, 2021, p. 42).

Gosto de estudar e escrever de manhã, justamente porque é mais fácil, depois de uma boa noite de descanso, se dedicar a atividade intelectual. O descanso apropriado está intimamente ligado ao desempenho, descansar é a atitude fundamental para aqueles que pretendem seguir a vida acadêmica.

Muitos não valorizam o descanso e acreditam que dormir bem e relaxar é perder tempo. Em uma sociedade ativista e que dorme pouco, torna-se um verdadeiro impropério o descanso e o cultivo de um tempo de ócio.

Não se desgastar além da conta e buscar dormir bem, está totalmente ligado a capacidade de constância e de manter foco em uma atividade. Saber se esforçar em uma quantidade suficiente é o segredo para manter o ritmo na vida acadêmica, sem desanimar e procrastinar. Greg Mckeown acrescenta:

“Muita gente luta com o dilema entre não fazer o suficiente e fazer demais. Você já se esforçou tanto além do ponto de exaustão em determinado dia que, no dia seguinte, acordou totalmente esgotado e precisou do dia inteiro para descansar? Para interromper logo este ciclo vicioso, experimente esta regra simples: não faça hoje mais do que conseguiria se recuperar completamente hoje” (MCKEOWN, 2021, p. 85).

Existe um limite, um ponto de exaustão que você não pode ultrapassar. Não adianta você se dedicar muito em um dia e pouco (ou nada) no outro. Para conseguir manter seus planos de estudos é importante delimitar bem este ponto de exaustão e não ultrapassar.

Um bom desempenho é ligado ao quanto estamos descansados, quanto mais descansado melhor a execução. Por isso, descansar não é perder tempo, é na verdade ganhar, é a atitude de alguém responsável que entende seus limites e não os ultrapassa para conseguir assim manter seus objetivos.

Na vida acadêmica, o esforço deve ser sempre suficiente e na quantidade certa visto que a constância é o segredo da construção relevante do conhecimento.

Ao passarmos de um ponto, o nosso esforço resulta em um resultado sem eficiência, o nosso desempenho cai e não permanecemos mais no que estamos fazemos. Delimitar bem um tempo para fazer e aprender, sem passar do ponto de exaustão é o segredo para produzir sempre e com qualidade.

A saída é traçar um plano, separar um período certo para aquela atividade e não exagerar. Entendendo que é aos poucos que vamos construindo as coisas, sempre com constância e foco.

Não passe do ponto de exaustão, aprenda a estudar numa quantidade certa e parar para relaxar. É só assim, que o seu tempo de estudos seguirá produzindo frutos e a sua constância seguirá inabalável.

Quando nos cansamos além da conta, corremos o risco de não conseguirmos dar continuidade em nossa rotina, por isso, fique atento a estes detalhes.

BIBLIOGRAFIA

MCKEOWN, Greg. Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante. 1. ed. Rio de Janeiro, Sextante, 2021.

Deixe um comentário