O fracasso tem o poder de nublar a nossa visão, deixando todo o nosso dia com um ar de desesperança. Não é legal ver nossos planos desmoronarem, mas este é o preço de quem tenta algo. Se não quiser se decepcionar, não tente e permaneça no lugar.
Sonhar e depois planejar é ótimo, um desafio nos move e nos obriga a sair do comum, o problema é quando tudo dá errado. É interessante perceber como o mesmo sonho que nos move pode também nos iludir e até nos manter ancorados, com medo, sem disposição.
Eu tenho bastante experiência com o fracasso, pois já tentei muito e fracassei por demais, sendo que entre as minhas histórias, decepções e vitórias, existe uma verdade: Não é possível saber se realmente fracassamos, visto que alguns fracassos nos direcionam para o novo, para um outro projeto ou para uma área que antes não nos era conhecida.
Com os inúmeros fracassos eu não só aprendi, já que como sempre falo, é possível tirar lições de tudo, mas também descobri outros mundos e realidades, percebendo como havia muito mais do que a minha visão alcançava. Foi fracassando que enxerguei e percebi coisas que durante a euforia de alguns momentos eu não via. Eu só cheguei aonde cheguei porque eu tentei, mas também porque fracassei.
A decepção nunca foi o fim de tudo, na verdade ela é o começo, é o momento onde através da melancolia, podemos enxergar, refletir e avaliar. A euforia nos impede de ver, já o fracasso e a decepção nos mantêm em um estado de silêncio e reflexão, um cenário perfeito para pensar e recomeçar. Tudo vai depender de como você lida com ele.
No final, não há como saber se realmente fracassamos, pois a decepção momentânea, pode ser na verdade uma outra porta se abrindo, uma oportunidade que não estávamos vendo por conta do foco do momento.
As minhas maiores decepções não foram fracassos e sim todas as vezes que fiquei com receio de tentar, este é a verdadeira definição de fracasso. Fracassar é muito mais não fazer ou desistir, do que ver algo dar errado. Quem tem consciência sabe que o fracasso é constante, mas na tentativa e erro vamos aprendendo, conseguindo e descobrindo.
Eu realmente não sei o que seria da minha vida se eu não tivesse fracassado, agradeço a Deus por todas as intempéries e dificuldades, pois elas me mostraram outros caminhos. As tempestades me ajudaram a ver, a refletir e a recomeçar.
Tenho em minha história muitas decepções, frustrações que são atreladas a muitos aprendizados e a crescimentos. Estas derrotas foram arautos de novos olhares e alguns recomeços.
Ao cair, descobri o que valia a pena e ampliei o conhecimento para os meus próximos passos, por isso, eu dou graças a Deus por todos os meus fracassos!
