NÃO OLHE PARA A TEMPESTADE

“Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água” (Referência: Marcos 4:35 ao 41) (NVI).

Em minha cidade, principalmente no verão, é comum vermos tempestades realmente aterradoras se precipitarem. Com ventos fortes, muita chuva e um céu escuro e sombrio, tais eventos não só nos assustam, mas também revelam toda a fragilidade humana. Principalmente quando casas, muros e janelas se desfazem como papel durante a tormenta.

Temporais sempre surgem em nossa vida, seja em forma de ventos e tempestades ou de problemas que nos pegam de surpresa e em muitos casos, nos deixam sem ação, mergulhando a nossa vida em medo e em um sentimento de insegurança.

A Bíblia fala de um temporal (Marcos 4:35 ao 41) em meio a travessia que Jesus e seus discípulos faziam. Segundo a Bíblia, aquele temporal era realmente aterrador, mas a questão complexa era que os discípulos estavam com Cristo no barco e em tese, eles não deveriam ter medo, mas tiveram.

O medo é normal, faz parte da nossa vida, sendo que ele é útil para que consigamos ter cautela diante de situações difíceis. O problema é quando o medo nos paralisa, nos impedindo de fazermos o que precisamos fazer. No caso dos discípulos de Jesus, o medo havia deixado eles aterrorizados, o texto bíblico deixa este fato bem destacado:

Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: “Mestre, não te importas que morramos? ” (Marcos 4:38) (NVI).

O sentimento diante daquele caos era o de morte, eles acreditavam que iriam morrer, enquanto Cristo dormia tranquilamente. Um sono que parecia que incomodava os discípulos. Quem é que dorme durante uma tempestade furiosa? Deus é claro e é justamente isso que eles não entendiam. Carson et al complementa, resumindo a principal lição deste texto:

A lição principal para nós é a repreensão de Jesus aos seus discípulos pela falta de confiança nele. Precisamos aprender a confiar plenamente, mesmo que a nossa obediência a ele nos conduza para o olho da tempestade, seja por perseguição ou outra coisa qualquer” (CARSON et al, 2012, p. 1442).

É interessante notar como a tempestade assustou os discípulos, assim como nos assusta também. Mas tal qual nós, em meio às tormentas da vida, os discípulos focavam mais na tempestade do que em Cristo que estava com eles no barco. As ondas eram grandes, a tempestade amedrontava, mas Jesus não os havia abandonado. Cristo estava com eles, por isso que confiar deveria ser a única ação que eles deveriam tentar tomar naquela situação.

Um destaque importante para passagem é justamente o fato de Cristo ter acalmado a tempestade, uma ação que impressionou os discípulos (V. 41). Jesus já havia demonstrado o seu poder, ele havia curado, expulsado demônios, mostrando assim toda a sua soberania e capacidade, mas nunca havia demostrado o poder de controlar a natureza. O milagre revela que Jesus é o senhor de tudo (CARSON et al, 2012, 1442).

As vezes focamos muito na tormenta quando estamos passando por tempestades, esquecendo desta forma de perceber que não estamos sozinhos no barco da vida, Cristo está conosco e o seu poder é infinito. E um barco onde Jesus está presente, tempestade nenhuma pode derrubar pois Jesus Cristo é o Senhor.

Focar no ponto certo é fundamental quando passamos por dificuldades. Confiar na soberania de Deus é fundamental para passarmos pelos vales com paz. A vida cristã não nos isenta de termos problemas e passarmos por tempestades, mas ela nos dá a esperança e a certeza de que não estamos sozinhos. Deus está conosco nos protegendo.

Um barco onde Cristo está presente, nunca é afundado, por isso que em meio as tempestades da vida, não olhe para a tempestade, e sim para Cristo, que é o Senhor de tudo!

BIBLIOGRAFIA

CARSON. DA.; FRANCE, RT.; MOTYER, J. A.; WENHAM, G. J. Comentário Bíblico Vida Nova. 1. ed. São Paulo: Editora Vida Nova, 2012.

Deixe um comentário