AMPLIANDO OS HORIZONTES

“Toda ciência, cultivada isoladamente, não é somente imperfeita, mas oferece perigos que todos os homens sensatos reconheceram” (SERTILLANGES, 2019, p. 101).

Mergulhar em um tema, conhecendo todos os autores e pontos daquela linha de pensamento é realmente algo fundamental para sairmos do raso do saber. Por muitos anos eu me dediquei a estudar um determinado tema teológico, sendo ele, um assunto que eu gosto muito e me fez ler, estudar e analisar cada ponto com muita profundidade.

É muito prazeroso mergulhar em uma área de estudos, ler e pesquisar é uma das atividades que eu mais me identifico. Quem escolhe a carreira acadêmica ou é atraído por ela, tem esta particularidade que é gostar de pesquisar. A parte perigosa é se alienar, é se fechar em sua área de estudos sem olhar em volta ou dialogar com outras áreas do conhecimento.

Ter uma especialidade garante que o profissional ou pesquisador, tenha um foco e assim, consiga se aprofundar cada vez mais em um assunto. É legítimo e muito vantajoso ser um professor ou profissional expert em uma área, já que é impossível saber de tudo. Porém é também importante ter um conhecimento amplo em várias áreas, garantindo uma reflexão um pouco mais ampliada.

Se você almeja a carreira acadêmica, tenha em mente que é fundamental escolher uma área de estudos. Se dedique a estudar e mergulhar nela cada vez mais, este é o melhor caminho que você pode tomar. Mas opte também em conhecer outras ciências, para não se fechar apenas em um universo do conhecimento e deixar de ampliar um pouco o seu repertório. É claro, como eu disse, não é impossível ter um conhecimento profundo de tudo. Quem tenta conhecer tudo, termina por ter um conhecimento superficial de várias coisas, mas isso não impede você de se desafiar e olhar para outras áreas conhecendo assim outros saberes, de tempos em tempos.

Com uma certa frequência, eu me arrisco em ler algumas obras diferentes, de temas que normalmente eu não leio, tudo e apenas, para que em alguns momentos, eu consiga sair do comum. É um ótimo desafio e serve como uma oportunidade de se abrir para algo novo, saindo assim da nossa zona de estagnação.

Com este hábito, descobri muitos caminhos novos e adquiri novas perspectivas, conseguindo cultivar e dialogar a minha área de estudos com algumas outras áreas. Quanto mais conhecemos mais ampliamos a visão. Mergulhar em um assunto, nos faz sairmos do raso, para nos aprofundarmos cada vez mais em um tema. Parar de tempos em tempos para aprender algo novo é importante para ampliarmos a nossa visão.

Não se feche para o novo, aprenda e buscar coisas diferentes em alguns momentos da sua vida, para que você possa dialogar e ampliar ainda mais a sua área de estudo.

Estude e mergulhe cada vez mais em uma área, isso é fundamental, mas também separe um tempo para aprender coisas novas e se desafiar a sair da rotina de vez em quando.

BIBLIOGRAFIA

SERILLANGES, A. D. A vida intelectual. 1. ed. Campinas: Kírion, 2019.

Deixe um comentário