O PERIGO DO IMEDIATISMO: O CAMINHO DO CONHECIMENTO

Em nossos dias temos muitas facilidades na palma de nossa mão, e isso é um fato literal. Caso tenhamos vontade de comer algo, assistir um filme ou mesmo comprar um livro, basta um click, que o pedido já estará feito. O problema é que para construirmos o conhecimento o processo não é o mesmo. Estudar um tema, escrever um texto, ou cursarmos uma graduação ou pós-graduação, a nossa atitude deve ser bem oposta à esta, pois não é possível buscar o saber da mesma forma que você pede um lanche pela internet.

Quando decidi seguir na carreira acadêmica, tive que percorrer um caminho um tanto quanto longo. Eu cursei uma graduação, depois algumas especializações, me dediquei a leitura e busquei mergulhar em alguns temas e áreas para ter um conhecimento mais profundo em alguns assuntos.

O mesmo processo se dá quando quero escrever um livro ou artigo. Eu preciso pesquisar em uma boa bibliografia, estudar, escrever e aos poucos ir construindo o texto. Sendo este um processo lento, é um passo de cada vez, onde aos poucos, vamos lapidando e construindo o saber.

O imediatismo para a vida acadêmica é muito perigoso, visto que, não é possível construir o saber de forma rápida, o processo é lento, mas deve também ser cuidadoso e sem pressa. Alguém que não possui esta consciência sobre o saber, corre o risco de não construir um repertório relevante. Caso seja imediatista, ele terá um diploma, mas não possuirá o conhecimento.

Eu escrevo todos os dias, tenho a hora certa na minha manhã para escrever e lapidar um texto até que ele esteja pronto. Começo pensando em um tema e depois vou desenvolvendo, com calma e cuidado. Um bom texto, na maioria das vezes, leva um bom período até estar pronto. O conhecimento não é diferente disso, é um processo, é como lapidar uma pedra bruta, até vermos a obra de arte pronta. A pressa, em todos estes casos, termina por estragar a construção final.

Por isso, não tenha pressa, caso queira se dedicar a vida acadêmica. Aprender é um processo, um caminho lento e precisa ser uma caminhada constante e persistente. É construir uma rotina de leitura e de estudos, como eu sempre falo, entendendo que o resultado não é instantâneo.

Quase no final da minha graduação eu montei este blog, fiz isso por vários motivos, entre todos eles, o ponto principal foi ter uma ferramenta que me motivasse a escrever e estudar. Na época eu não era professor e pesquisador, mas o blog me ajudou ao longo destes muitos anos a ter uma rotina de escrita diária. Foi um processo, que resultou neste hábito. Eu comecei com um simples passo e fui progredindo e me aperfeiçoando conforme aprendia.

Caminhe com calma pela estrada do saber, não tenha pressa, procure desfrutar do conhecimento e aprender da melhor forma que você puder. Construa bons hábitos e tenha o seu precioso tempo de leitura, estudos e escrita, dando sempre passos calmos, sem afobação, mas firmes, calcando na busca pelo conhecimento.

Quando você aprender a focar mais no processo, você vai aprender que o caminho é mais importante do que a chegada. Um diploma, não é o fim do caminho e sim, apenas o começo, os primeiros passos, então não pare, continue a caminhar. A vida acadêmica é muito mais um estilo de vida do que apenas hábitos consolidados.

A beleza da vida acadêmica e da carreira de escritor é o próprio processo, pois o restante, são apenas consequências!

Deixe um comentário