CRISTIANISMO PRÁTICO: VIVENDO LONGE DA TEORIA

Ao conhecer um certo líder de um projeto, me impressionei ao descobrir que o indivíduo era um pastor. O cidadão era arrogante e tratava a todos com desdém, salvo se a pessoa fosse alguém importante.

A verdade é que o nosso cristianismo começa no modo como tratamos as pessoas, nas lentes nos quais nós os enxergamos. Se estas lentes são o evangelho, a graça divina deveria ser sempre o ponto de partida para tratarmos o próximo. Cristo só não foi paciente com os religiosos hipócritas da sua época ou com as pessoas interesseiras, com os outros, ele os recebeu bem e com amor cuidou, ensinando o caminho do evangelho.

Ser cristão é muito mais do que apenas ir à Igreja, é iluminar, refletir o evangelho, aquele mesmo que mudou a sua vida. É amar, ter paz, ser amável, tolerante, bom. E caso tenha dúvidas, estes são os frutos do espírito, daqueles que são salvos pela graça de Deus (Gálatas 5:22).

Não adianta falar e não viver, é preferível muito mais seguir com sinceridade, sem mascarar suas dificuldades, do que vestir uma máscara, atuando como um ator no palco. Isso não é evangelho e sim, uma vida hipócrita, tais quais os fariseus, que Jesus inúmeras vezes argumentou.

Não estou pedindo para ser perfeito, alguém que não erra nunca, nós erramos, eu sei bem disso e sim, que trate o outro como igual, com respeito e empatia. Seja uma pessoa transparente e humilde, creio que isso já é um bom começo. Aprenda a tratar a todos com a mesma bondade que trataria alguém no qual você gosta muito.

Se você humilha ou trata o próximo como inferior, como alguém menor, você tem um problema muito sério, pelo menos se você se diz cristão, visto que tal atitude não combina com o exemplo de Cristo e os ensinos que ele deixou para que seguíssemos.

Se o evangelho não começar em nossas atitudes, em como tratamos as pessoas, não vai adiantar você ficar na esquina evangelizando, falando de um ensino que você não vive.

Na Bíblia existe uma lógica, um ensino que nos coloca em outro lugar e nos obriga a sermos humildes. Em um dos evangelhos (Marcos 9:35), Cristo ensina algo fundamental aos apóstolos e também a nós, sobre a humildade:

Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”.

A humildade é o cerne da vida cristã e não holofotes ou posições elevadas, entender tal ponto muda a nossa atitude e a forma como tratamos as pessoas. Carson complementa comentando esta passagem:

Serviço e humildade são os únicos caminhos para a verdadeira grandeza cristã, razão pela qual Jesus tomou, aqui, uma criança como exemplo (36)” (2012, p. 1452).

Reveja a forma como você trata o próximo, busque entender se as suas atitudes partem da graça, do serviço e da humildade ou mesmo da arrogância. E não se esqueça: Ou praticamos a humildade ou seguiremos tendo uma atitude que não deveria fazer parte da nossa vida!

BIBLIOGRAFIA

CARSON, D. A.; FRANCE, R. T.; MOTYER, J. A.; WENHAM, G. J. Comentário bíblico Vida Nova. 1. ed. São Paulo: Vida Nova, 2012.

Deixe um comentário