“Você não precisa se sentir sobrecarregado pelos seus projetos essenciais. Concentre-se no primeiro passo óbvio e você evitará gastar energia mental demais pensando no quinto, no sétimo ou no vigésimo terceiro passo” (MCKEOWN, 2021, p. 127).
Livros são verdadeiras ferramentas, eles nos trazem conhecimento, reflexão e aprendizado, o único problema dos livros físicos é quando você tem muitos deles e precisa se mudar.
Eu me mudei há alguns anos e foi uma verdadeira epopeia ter que encaixotar todos os volumes, transportar para o novo endereço com muito cuidado e depois, ter que arrumar tudo. Esta é a parte que não é tão divertida quando se tem muitos livros, mas este acontecimento me trouxe uma grande lição, que é saber dar o primeiro passo.
Na vida acadêmica não é diferente, ainda mais quando estamos há muito tempo sem estudar e decidimos cursar uma graduação. São muitos livros para ler, artigos e aulas que nos tiram do comum, mexendo em toda a nossa rotina. Pesquisar para escrever um artigo ou mesmo um livro, também não é diferente e muitas vezes nos imobiliza por conta do tamanho do desafio. Por isso que, saber dar o primeiro passo é fundamental. Greg Mckeown acrescenta um ponto que é muito verdadeiro sobre o assunto, já vivenciei isso várias vezes em minha caminhada:
“Frequentemente ficamos estagnados porque avaliamos mal qual é o primeiro passo. O que achamos que é o primeiro na verdade são vários. Mas, assim que decompomos esse passo em ações físicas e concretas, aquela primeira ação óbvia começa a parecer sem esforço” (MCKEOWN, 2021, p. 127).
Dividir uma tarefa que é complicada, em vários passos e ir executando aos poucos o trabalho é o caminho mais tranquilo para continuarmos com constância e finalizarmos um projeto. Mas tudo vai depender do primeiro passo.
Para a mudança que eu citei no começo do texto, por exemplo, eu fiz isso, dividi a árdua missão em várias etapas e fui executando. Quando preciso escrever um artigo acadêmico ou pesquisar para um livro que eu estou escrevendo, eu faço o mesmo, transformo a missão em várias etapas e vou executando, entendendo que o primeiro passo é fundamental. Começar e fugir da procrastinação é o melhor caminho para o sucesso de uma empreitada, sendo este um passo muito importante.
Quanto mais você procrastinar mais vai perder, seja deixando de crescer com um estudo, leitura ou perdendo uma ótima oportunidade de trabalho, por isso que, dar o primeiro passo, nem que seja pequeno é o começo de uma jornada de sucesso. Gosto de um provérbio Chinês que pontua justamente isso, ele diz que:
“Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo”.
É essencial aprendermos a dar o primeiro passo, fugir da procrastinação é a primeira missão daqueles que querem mergulhar na vida acadêmica.
BIBLIOGRAFIA
MCKEOWN, Greg. Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.
