TALENTO NATURAL OU ESFORÇO

Cresci em uma família que acreditava que não existia esforço para alguém construir o conhecimento, tudo era oriundo de um talento natural. Era comum ouvirmos que uma certa pessoa tinha dom para a música, ou que um determinado amigo tinha o dom para falar em público. Mas um acontecimento me fez parar para pensar sobre este ponto de vista.

Há muito tempo, quanto eu era ainda bem jovem, eu estava ouvindo um grupo de guitarristas falarem sobre música e estudo, quando um dos melhores, entre eles, afirmou “Eu nunca tive o dom para a música, tudo o que eu aprendi foi fruto de muito esforço, dedicação e insistência”. Aquela frase me chocou, pois foi de encontro a tudo o que eu havia aprendido durante a minha infância, sendo que, ela me fez pensar, pesquisar e buscar uma real definição de talento e esforço.

Vamos deixar uma coisa bem pontuada, eu acredito que algumas pessoas possuem certas facilidades que podemos denominar de dom, não estou negando isso. Eu mesmo, aprendi a tocar bateria ainda muito novo, apenas olhando o meu irmão tocar. A questão é que mesmo com o meu talento natural, precisei praticar, principalmente quando eu decidi estudar para aprender coisas novas na bateria. Precisei gastar muito tempo e empenho para conseguir dominar algumas técnicas que não eram fáceis.

Mas eu também me dediquei a estudar áreas que a priori, eu não tinha nenhum dom para aquilo. Não foi fácil, mas com muita insistência, estudo e dedicação eu consegui desenvolver tais habilidades. E esta é a grande vantagem do ser humano, ele possui um cérebro que se adequa e muda conforme ele se desafia, o cérebro não é um órgão estático.

Não existe talento natural, pelo menos não da forma como as pessoas acreditam existir, o que existe é o estudo e a dedicação, para que assim, possamos nos desenvolver em uma determinada área. Sem estudo ninguém consegue crescer, mesmo aquela pessoa que possui uma certa facilidade para alguma atividade.

Entenda que para aprender precisamos suar muito, estudar e praticar para desta forma chegarmos à excelência, sendo que, alguns acabam se desenvolvendo mais rápido, tudo e por conta do seu posicionamento. Por isso, mude a sua mentalidade e descubra como é poderoso separar um tempo para praticar e estudar e aos poucos, ver a sua habilidade decolar.

Uma sugestão que eu deixo é buscar áreas ou temas que você goste, isso já ajuda no processo de estudo. Eu mesmo gostava muito de música, por isso que, praticar e estudar para mim, foi um pouco mais fácil. Quando eu também estava tentando consolidar a minha rotina de leitura, agi da mesma forma, comecei lendo livros de temas que me agradavam muito e ao adquirir o hábito de leitura, fui me desafiando como leitor.

Não existe talento natural, o que existe é empenho e dedicação. É fácil você falar que alguém tem o dom para determinada área, visto que, você não viu o quanto de empenho e horas de estudo ela gastou. Parafraseando um ditado que eu já ouvi muito: “Nós só vemos as vitórias das pessoas, não vemos os tombos e fracassos que ela precisou enfrentar”.

Aprenda a estudar, entenda que o foco e a disciplina é o único caminho para você conseguir ter a habilidade que você quer ter em uma determinada área. Entenda que, para cada habilidade que adquirimos, ou vitórias que alcançamos, existem muitos tombos.

É fácil acreditar que alguém tem um determinado dom, visto que, não foi você que precisou suar a camisa!

Deixe um comentário