Não é fácil algumas vezes estar no olho do furacão, nem em meio ao menor problema que seja. As vezes desanimamos por conta das muitas lutas, o que é algo totalmente normal. Contudo, por conta disso, alguns buscam palestras motivacionais, literaturas de autoajuda e coisas do tipo e acabam usando isso para trilhar uma saída do olho do furacão. O problema destes materiais motivadores, é que eles não ajudam, eles apenas colocam fogo, nos animam, para nos induzir a seguir de qualquer maneira.
É evidente que todos nós precisamos de motivação, e é claro também que muitos livros de autoajuda são bons, principalmente por ser legal ver o relato de alguém que venceu algum problema e analisar suas estratégias. O grande perigo é quando o autor coloca sua solução como norma, como regra para todos vencerem seus obstáculos.
Existem muitas variantes antes de darmos uma opinião, uma saída ou a fórmula para uma solução. Quando se trata de pessoas e não de robôs, é preciso levar em consideração inúmeros pontos. Desde perfil da pessoa, conhecimento, como ele se motiva e principalmente, qual é o impacto que aquele problema causa em sua vida. Não se motive antes de refletir muito, não busque solução se acompanhado a ela não tiver consciência e planejamento.
Enfrentar problemas apenas com motivação, nos fará trocarmos os pés pelas mãos, ou mesmo darmos passos maiores do que a perna. Pensando, conseguimos ver mais longe. Buscar analisar onde erramos e quais são as possíveis soluções mais coerentes, são atitudes mais eficazes do que apenas seguir fórmulas ou motivações.
Quando enxergamos onde erramos, quando refletimos e pontuamos nossos erros, corremos o risco de não mais cair nas mesmas ciladas, não mais tomarmos decisões equivocadas e com isso, seguirmos sendo mais assertivos nos próximos obstáculos.
Motive-se, mas não fuja dos problemas, aprenda a mergulhar nele, entender todos os seus pontos, esgotá-lo, para quando acabar vindo novamente, você saber com o que está lidando.
Todas as ótimas invenções e as maiores descobertas surgiram quando pessoas estiveram em meio aos problemas. A adversidade nos tira de nossa zona de estagnação, nos obriga a irmos além, a criar e inovar. Problemas são ótimos e fundamentais para nosso crescimento, adversidades são professores que nos obrigam a olhar mais longe.
Por isso, quando estiver em meio ao olho do furacão, pingue um colírio e siga (como diria um amigo), buscando sempre forças em Deus para entender sua situação e conseguir sair do caos de forma assertiva.
Não existe atalho para o crescimento, sendo que, o melhor caminho é enfrentar os problemas de cabeça erguida e aprender com as adversidades.
