OS CINCO LIVROS QUE EU GOSTEI DE LER DURANTE A PANDEMIA

A pandemia não foi nada fácil, ela mudou as nossas rotinas e prioridades, além de ter levado muitos dos nossos amigos e entes queridos. Contudo, uma das atividades que eu aproveitei para cultivar ainda mais nestes dias, foi a leitura. Já que eu estava trabalhando em regime de home office e passando a maior parte do tempo em casa, usei o tempo sobrando, que eu gastaria em locomoção nos dias de trabalho, para ler e estudar ainda mais.

Por conta disso, resolvi fazer uma lista dos cinco livros que eu mais gostei de ler na pandemia, aproveitando assim, para oferecer mais uma lista de sugestões de livros, como eu costumo a fazer. Todos os livros são obras nos quais eu não conhecia e que por fim, extrapolou as minhas expectativas.

Indicadores fragmentados, N. T. Wright

Gosto deste autor, mas confesso que preciso mergulhar ainda mais em suas obras, N. T. Wright é um teólogo que eu ainda não conheço a fundo, sendo que este foi o terceiro livro que eu li dele, o primeiro foi Paulo: Novas perspectivas e o segundo: Paulo: Uma biografia.

No livro em questão, Wright trabalha temas pelos quais a humanidade está sempre buscando, como por exemplo: a justiça, amor, espiritualidade etc., e partindo de sete indicadores, o autor mostra como a Bíblia busca tornar tais indicadores uma realidade.

Estes indicadores falam de como podemos compreender o mundo em geral, visto que todas as culturas valorizam tais pontos. No livro ele mostra como a Bíblia também valoriza estes temas. E o autor usa a Carta de João para fundamentar tal propósito.

Deuses falsos, Timothy Keller

É fácil se distrair e substituir Deus por ídolos, deuses falsos, criados a nossa imagem e idealização equivocada. Nesta obra, o autor fala das trocas que o ser humano muitas vezes efetua. Seja o trabalho, dinheiro ou muitas outras coisas que são genuínas, mas que podem ocupar o lugar de Deus. O livro é um alerta e uma ferramenta que nos ajuda a nos autoavaliar e a mudar de posicionamento. Sobre ídolos Timothy Keller responde:

“O que é o ídolo? Qualquer coisa mais importante que Deus para você, que domine seu coração e sua imaginação mais do que Deus” (2020, p. 20).

Fica claro através de sua obra como qualquer coisa, pode se tornar um ídolo, tirando Deus do seu respectivo lugar e fazendo com que coloquemos tais deuses falsos no centro de nossa vida. O livro é um alerta, uma ferramenta que nos ajuda a não substituirmos Deus por deuses falsos.

Fé na era do ceticismo, Timothy Keller

Esta é outra obra do mesmo autor, que também me impressionou e apesar de já terem me indicado, eu ainda não havia lido. O livro tem aquele tom apologético e discorre sobre temas como: Existe uma religião verdadeira?, como Deus permite o sofrimento, questões sobre o conhecimento de Deus etc., são inúmeros temas sobre a fé cristã.

Eu creio que a apologética é um assunto fundamental, todos os cristãos deviam cultivar o hábito de ler e estudar tais autores sendo que esta obra é um ótimo primeiro passo.

Hábitos da mente, James Sire.

A vida intelectual não é algo tão cultivado nos dias de hoje, sendo que muitos cristãos não entendem a importância de tal prática. Nem sempre eles percebem como tal exercício é fundamental, e nesta obra o autor trabalha justamente este tema.

Neste livro em questão, além de discorrer sobre a vida intelectual no meio cristão, o autor propõe vários caminhos para que um cristão possa ingressar nesta vida. Neste mundo onde os valores têm sido trocados e pseudointelectuais têm sido ouvidos, precisamos de cristãos comprometidos com a palavra e a vida intelectual.

Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais, Jaron Lanier

Eu gosto por demais das Redes Sociais, contudo, busco há muito tempo, estabelecer limites, para que o meu dia não seja tomado por tais notificações. Por isso, eu tenho uma quantidade certa de horas para usar tais redes e não fico conferindo notificações em todos os minutos. A vida é muito mais do que só Redes Sociais.

Neste livro, o autor que é um cientista da computação e um dos responsáveis pela criação da realidade virtual, revela alguns perigos diretos e indiretos das Redes Sociais, mostrando principalmente, como ela tem a característica de ser viciante.

Ao longo do tempo aprendi que coisas genuínas podem nos prejudicar, por isso, ficar atento e usar tais tecnologias de forma sábia é a melhor das atitudes.

Gosto muito de ler e estudar, e para um cristão que têm a Bíblia, ou seja, um livro sagrado, como norte, tal prática se torna necessária e buscar obras de autores relevantes, que vão ajudar você a entender ainda mais a palavra de Deus ou a sociedade é algo realmente indispensável. Sendo que estas são algumas dicas que vão colaborar com seu tempo de leitura e estudo.

Todos os livros são de leitura mediana ou tranquila, mas profundos em conteúdo. Se você gosta de ler, fica a sugestão e caso não tenha tal habito, a lista servirá como um primeiro passo desta prática que é fundamental para qualquer cristão.

BIBLIOGRAFIA

KELLER, Timothy. Deuses falsos: As promessas vazias do dinheiro, sexo e poder, e a única esperança que realmente importa. São Paulo: Vida Nova, 2020.

Deixe um comentário