PRAGMATISMO CRISTÃO

A igreja em cada período, teve um desafio que precisou aprender a lidar. Os primeiros cristãos, por exemplo, corriam risco de vida por seguirem a Jesus. E apesar de hoje em alguns países, ainda existirem perseguições, não são mais em todos os países. É possível hoje ser cristão em quase todos os lugares e não correr risco de vida.

Outro grande problema em alguns países, é que a fé está se esfriando, e as igrejas estão se esvaziando em muitos lugares. Com isso, ela tem o desafio de entender o seu papel e de ver onde está errando. A igreja sempre teve que lidar com obstáculos, sendo que hoje, creio que um dos grandes problemas, pelo menos da igreja brasileira, é justamente o pragmatismo eclesiológico. Mas o que seria isso?

O pragmatismo eclesiológico é a prática de agradar pessoas, para que a igreja cresça, ao invés de agradarmos a Deus e falarmos o que nós precisamos realmente falar. Os pastores adeptos ao pragmatismo, são aqueles que pregam apenas o que as pessoas querem ouvir. O culto acaba tendo como foco, agradar pessoas, e não cultuar a Deus. Josimaber Rezende resume bem o problema:

“Pastores adeptos do pragmatismo têm pregado apenas o que as pessoas querem ouvir, e não necessariamente o que elas necessitam ouvir” (2016, p. 37).

É claro que o evangelho deve ser prático e ir de encontro as pessoas, mas o foco nunca é agradar as pessoas, mas cuidar, e quando falamos de cuidado, também falamos daquelas pregações que mexem conosco, e revelam nossas dificuldades e contradições.

Aprendi há muito tempo que se você só lê os versículos que te agradam, você não está realmente levando a sério a Bíblia e está tratando o texto sagrado como um livro de autoajuda. A Bíblia é a palavra de Deus, que nos ensina, confronta e nos ajuda a seguimos rumo ao centro da sua vontade.

Uma das grandes missões do pastor é ensinar, é orientar as pessoas na palavra da verdade, mas isso se torna difícil se ele se concentra apenas em agradar. Creio que a vida cristã não é diferente. Um cristão quando vai ler a Bíblia, não pode pinçar apenas o que lhe agrada. Ele precisa estudar ela toda, e deixar que o ensino molde a sua vida.

Em muitos momentos precisei refletir sobre temas complicados, e buscar ajuda de Deus para mudar aquela determinada área. Este é o caminho honesto que todo o cristão deve trilhar. E esta é a função da palavra e também do verdadeiro pastor, ensinar as pessoas e não agradar cristãos.

Nem sempre é fácil seguir a Cristo, pois somos confrontados em muitos momentos. Mas quando aprendemos a ler a Bíblia e somos orientados por pastores realmente centrados, nós só crescemos.

Tome cuidado com aqueles que só falam o que você quer ouvir, pois este tipo de mensagem é insípida e não causa mudança. Aprenda a ouvir a palavra que te desafia, que obriga você a olhar para as suas atitudes e seguir rumo a mudança. Pois esta é palavra do verdadeiro pastor.

BIBLIOGRAFIA

REZENDE, Josimaber. Eclesiologia contemporânea: construindo igrejas bíblicas. Curitiba: Editora Intersaberes, 2016.

Deixe um comentário