SACOLA DE FRACASSOS

“Nada se arrasta mais teimosamente do que uma sacola de fracassos” (LUCADO, 2007, p. 65).

O fracasso é algo que nos prende e tolhe toda a nossa alegria. É bom ter sucesso, acertar o alvo é o objetivo daqueles que tentam e não desistem. Mas pare para pensar como o sucesso também não é tão simples assim, no quanto ele exige tempo e dedicação. Quando idealizamos as vitórias dos outros, vemos as conquistas através de lentes brilhantes e bonitas. Contudo, quando vivenciamos o processo, percebemos todas as etapas da escalada e entendemos o quanto o sucesso é difícil.

Primeiro você planeja, define uma meta e segue dando os primeiros passos. Sendo que nestas primeiras caminhadas, nem sempre vemos frutos. É tudo incerto, duvidoso e nebuloso. Errar, nesta etapa, é comum, é quase uma lei, visto que em meio a motivação e o foco, não vemos os nossos equívocos.

Quando decidi tocar bateria foi assim, demorei para conseguir ter a minha evolução. O mesmo aconteceu quando eu decidi cursar a minha graduação. Por ser um processo longo e por não termos ideia de como seria o futuro, seguimos na dúvida. Após formado, levei alguns anos para me estabelecer e seguir na carreira de professor, que era um dos meus planos.

Depois, caso você não desista, você percebe que o foco e a disciplina, transformam sua missão em rotina. Você aprende a parar, se preparar e lidar com os fracassos, e constrói assim, um tempo que faz você crescer e aprender cada dia mais. Neste estágio você já ganhou, visto que, boas rotinas já são empreendimentos de sucesso, em um mundo onde o instantâneo e o prazer momentâneo, que não leva você em lugar algum, é uma constante em nossa vida.

É inevitável juntarmos uma sacola de fracassos, para quem tenta, este é um resultado lógico e até constante. Mas há algo a mais no fracasso, que é aprender, é saber cair e continuar, sem desistir. E como eu sempre digo: “Quem não aprende com os seus erros, erra duas vezes”. Se errar é o resultado de quem sempre está tentando algo, aprender com os nossos erros, deve ser uma habilidade importante a se cultivar.

Aprenda que o sucesso é o resultado de uma boa construção de tempo e estudo. É um caminho que você vai trilhando sem pressa, sem afobação. E por mais que as sacolas de fracassos pesem e insistam em nos fixar no chão. A persistência mostrará a você que é só com o tempo que conseguiremos obter resultados.

Aprenda a usar a motivação a seu favor, quando ela surgir, mergulhe em seus planos e siga se aperfeiçoando e se preparando. Mas aprenda também a estudar ou fazer as coisas mesmo sem motivação, visto que, nem sempre você estará motivado. A disciplina e o constante estudo, são atitudes básicas para quem quer colher resultados.

Com isso, tendo as atitudes certas, mesmo com uma sacola de fracassos, você não vai desistir e colher, depois de um tempo, o resultado da sua persistência.

BIBLIOGRAFIA

LUCADO, Max. Seis horas de uma sexta-feira. 2. ed. São Paulo: Editora Vida, 2007.

Deixe um comentário