O PODER DA GRATIDÃO

“A gratidão é poderosa e catalítica. Ela tira das emoções negativas o oxigênio de que precisam para sobreviver” (MCKEOWN, 2021, p. 68).

Em um período da minha vida, parecia que tudo o que eu fazia, dava errado. A minha carreira profissional, banda e todas as outras áreas da minha vida, pareciam seguir estagnadas, eu não entendia o motivo. Mas em um determinado dia, depois de um período de oração, meio que brabo com Deus e com um amigo que havia me dado um sermão, me falando que eu estava focando muito nas coisas erradas e deixando de olhar para as coisas que estavam dando certo, resolvi colocar em prática a dica do Apóstolo Paulo e do meu amigo:

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. (1 Tessalonicenses 5:18)

Na verdade, sendo bem sincero, foi muito mais uma atitude de ironia do que de vontade de agradecer, eu queria ver se tinha mesmo algo para agradecer para depois mostrar as pessoas e para Deus, o quanto eles estavam errados (como se Deus errasse). E quando me sentei no sofá em meio ao silêncio, percebi que eu tinha muita coisa para agradecer. Havia acontecido muitas vitórias na minha vida, o problema era que a ênfase que eu estava dando era justamente nas coisas que estavam dando errado. Eu focava muito mais nos fracassos do que nas vitórias.

Greg Mckeown, no livro Sem Esforço, propõe um exercício bem interessante, com o intuito de não cairmos nessa armadilha de focarmos nos problemas, ele sugere que para cada reclamação, devemos proferir uma palavra de agradecimento. Assim, ele conseguia vincular um agradecimento a cada reclamação e desta forma conseguia ver como nem tudo eram problemas (MCKEOWN, 2021, p. 74).

É fácil cairmos neste ciclo de reclamação, tendemos a enxergar muito mais os problemas do que as vitórias, o lado negativo do que o positivo e agradecer é uma forma de lembrar o quanto Deus tem sido bondoso conosco.

Não quero com isso simplificar seus problemas, muito menos quero que você os esqueça, deixando de resolver o que precisa ser alinhado e sim, que você cultive um coração agradecido, que não deixe de se lembrar de todas as coisas boas que têm acontecido com você.

A reclamação traz desconforto, peso e tristeza, a gratidão deixa tudo leve. E ao nos lembrarmos das coisas boas, trazemos para a nossa vida a esperança, alegria e a certeza de que o caos sempre acaba.

BIBLIOGRAFIA

MCKEOWN, Greg. Sem esforço: Torne mais fácil o que é mais importante. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

Deixe um comentário