Existem inúmeros costumes que a igreja cristã inventa e que acabam caindo na moda. E muitos deles não são nem úteis, mas os cristãos fazem como se fossem práticas importantes ou mesmo espirituais, deixando de lado outras práticas muito mais essenciais para a vida cristã.
Ler a Bíblia em um ano é um destes costumes cristãos, que é praticado como algo espiritual. O problema é que ler por ler, sem o estudo e a meditação na palavra, termina por ser um costume pelo costume, que não traz qualquer crescimento a quem pratica.
Veja bem, é legal ler a Bíblia em um ano, caso você nunca tenha tentado é um bom desafio, mas só isso ou ficar apenas nisto não é o suficiente. Buscar ler e meditar na palavra é uma prática muito mais profícua que apenas ler de forma rápida para cumprir um cronograma. O texto de Josué diz:
“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1:8) (NVI).
Meditar é refletir, é pensar no que Deus quer falar conosco através de sua palavra. Quando fazemos isso conhecemos mais a sua vontade e nos aproximamos mais Dele, sendo que isso não pode ser feito sem tempo e reflexão. É uma ação que envolve muito mais do que apenas leitura.
A Bíblia é a palavra de Deus, ela é a nossa bússola e é apta a nos guiar e a fundamentar a nossa vida, por isso que precisamos muito mais do que apenas ler a palavra. É importante conhecer, meditar e refletir em cima do texto, buscando tirar o máximo de proveito.
Eu normalmente leio a Bíblia com calma, busco sem pressa alguma meditar e aprender com ela e em alguns momentos, se eu acho necessário, repito a leitura do capítulo novamente no outro dia. Não há segredos, nem fórmulas mágicas e sim, a leitura dedicada e o estudo compromissado. Sendo que a missão com a minha leitura e estudo bíblico não é contabilizar o quanto eu li e sim, aprender e crescer com os ensinamentos que a Bíblia tem a me oferecer.
Por isso, mude a sua forma de ler a Bíblia, aprenda a ler com calma com o intuito de crescer em conhecimento. Muito mais do que apenas ler, buscar estudar e meditar, visto que precisamos conhecer e crescer com a palavra que transforma a nossa vida, é o único caminho.
Se você lê a Bíblia e não se lembra das lições que a palavra tem a oferecer a sua vida, você está lendo a palavra de Deus de forma errada. Mais do que apenas ler, precisamos aprender e assimilar o que a palavra de Deus quer nos ensinar.
Mistificaram a leitura bíblica de uma forma que, muitos leem a Bíblia em um ano, mas seguem sem fundamentos para a sua fé. São estes que não possuem critérios bíblicos ao ouvir pastores e seguem aceitando doutrinas que não são bíblicas. Um conhecido Salmo nos ensina uma prática fundamental:
“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti” (Salmos 119:11) (NVI).
E guardar é reter, é ter em nossa mente a palavra que nos guia, auxilia e nos ajuda a vivermos uma vida reta!
