MANIPULAÇÃO DIRIGIDA

Costumo ler notícias através de canais que dispõem de informações descentralizadas, ou seja, são meios de comunicação que não possuem propósitos políticos. E desde o dia que eu comecei com este hábito pude perceber, creio que de forma ainda mais clara, a manipulação da mídia e como vários veículos de comunicação usam a notícia como meio de manipular as pessoas.

Quando falamos de mídias, falamos de um veículo de informação que leva ou deveria levar, a informação para todos. Hoje estes veículos, não levam informação, mas manipulação, notícias tendenciosas com o intuito de manipular a opinião das pessoas ao invés de informar.

É interessante nos lembrar que algumas vertentes políticas não permitem opiniões, não há diálogo, apenas imposição. Por mais que estas pessoas lutem contra um inimigo que eles chamam de fascista, impositor e injusto, no fim, eles reproduzem o que afirmam combater. Tal fato ficou evidente na eleição de 2022 para presidente do Brasil.

Cuidado com as notícias que você consome, porque elas influenciam sua opinião, ainda mais quando ela é oriunda de vertentes políticas que não dialogam. Opte por canais que passam a informação e caso queira ouvir alguma opinião, aprenda a ouvir os dois lados ou busque canais com notícias descentralizadas.

O totalitarismo começa justamente com a gana de querer calar a todos, controlar o que as pessoas falam e combater qualquer tipo de opinião contrária. No livro Viagens aos confins do comunismo, Theodore Dalrymple narra a sua visita a Albânia no período em que o país era comunista e durante a sua narrativa, é realmente estarrecedor perceber como o governo buscou manipular as provas e modificar a sua história. Uma realidade que faz parte deste tipo de regime político.

A vida é muito mais complexa do que imaginamos, ainda mais quando falamos de política ou discutimos soluções, que na maioria das vezes, não são simples. Uma boa parte dos problemas são complexos, não existe fórmulas políticas mágicas, por isso que as ideias precisam ser postas à mesa, respeitadas e discutidas.

Não se permita ser manipulado por veículos que querem apenas controlar a sua opinião. Aprenda a refletir sobre o que é dito e ouvir notícias por mais de um canal. Ter uma real noção de como uma notícia é fundamental para termos um pensamento crítico sobre inúmeros assuntos e ainda mais quando falamos sobre temas políticos importantes, é um importante ponto de partida.

Quando você começar a buscar notícias descentralizadas, você percebe como muitos temas são mais complexos do que imaginamos e algumas opiniões nada mais são do que conclusões que tais canais querem que as pessoas tenham.

Saia desta caverna e não permita que você seja manipulado!

Deixe um comentário