CRISTIANISMO RETRIBUTIVO

A minha primeira oração, logo que eu levanto, é sempre de agradecimento. Aprendi a agradecer e a ser grato a Deus por tudo. Mesmo em momentos difíceis, é sempre possível agradecer. Carrego comigo um grande sentimento de gratidão, creio sempre que Deus em todas as situações é muito mais do que bondoso.

Falar de cristianismo é discorrer sobre uma profusão de igrejas, teologias e ensinos, sendo que o cristianismo público que vemos a todos os momentos é justamente aquela religião que crê na fé retributiva. É um cristianismo que acredita em retornos, mediante uma fidelidade a Deus. Ter fé, fidelidade e obediência a palavra de Deus, garante retornos financeiros, segundo estes.

Creio que hoje muitos estão vendendo um Deus retributivo, que por causa da sua fidelidade, recompensa as pessoas. É comum vermos sombras destas visões em várias postagens das redes sociais. Como se a fidelidade e o poder de Deus, fosse a certeza de que ele iria nos ajudar a prosperar. O cristianismo não é isso, seguir a Deus não é ter nossos desejos atendidos em todos os momentos.

O cerne do evangelho, a base da fé é justamente entender que precisamos ser gratos porque ele nos salvou. As boas novas falam de salvação e de um Deus que morreu por nós na cruz. Nós merecemos a morte, mas Deus nos deu vida. O resto é consequência, Deus faz segundo a sua divina bondade. O apóstolo Paulo na Epístola ao Romanos diz:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (Romanos 3:23,24).

Não duvido que Deus responda as nossas orações, mas eu sei bem que ele sempre faz a sua vontade, ele responde na hora que quer e faz o que soberanamente quer. Este é Deus, um ser que é poderoso, soberano e faz o que bem lhe apraz. E mesmo sem entendermos muitas vezes, a sua vontade sempre é a melhor.

Uma relação retributiva é muito contraditória, visto que ela se agarra muito mais nas obras, no fazer, em ser fiel para receber, do que na graça. A real vida cristã é baseada na obediência, em seguir a Deus e aceitar a sua vontade entendendo que ele já fez muito pelas nossas vidas, que foi dar o seu filho em amor a nós. O resto são consequências.

Quando eu cultivo um ponto de vista retributivo, o meu ponto de partida é o interesse, é ser fiel para ser atendido, e isso não é fidelidade. Agir em troca de algo é uma barganha, e não uma prática calcada no evangelho.

Há um pouco mais de dois mil anos atrás, um Deus veio até a terra como um homem, escolheu alguns discípulos deixando desta forma, todo um legado de ensinos e lições e morreu por nós. A grande mensagem que ele deixou é que o ser humano merece a morte, mas Cristo morreu por nós em nosso lugar, ele nos deu vida e este é o maior, o principal feito que Deus fez pelo ser humano. Ele deu o seu filho para morrer em nosso lugar.

O cerne do evangelho é este, nós fomos salvos pela graça, o resto são acréscimos, que falsos pastores incluem e oferecem as pessoas como se fossem mensagens do evangelho.

Seguir a Deus com aquela mentalidade retributiva é diminuir um ponto fundamental do evangelho e transformar a vida cristã em uma relação de barganha e troca!

Deixe um comentário