OS DESAFIOS DA CRIATIVIDADE

Eu sempre fui uma pessoa criativa, sempre gostei de compor e escrever letras de músicas, no tempo em que eu tinha banda e hoje eu gosto muito de escrever, sejam textos para o blog, um livro ou artigos acadêmicos. O que eu nunca imaginei era que tal habilidade poderia ser um problema, caso não houvesse uma técnica certa para lidar com as muitas ideias.

Em primeiro lugar, ideias são ótimas, ainda mais quando conseguimos usar a criatividade, mas o excesso delas, podem nos paralisar, é possível terminarmos tendo um monte de ideias, mas sem nada concreto concluído.

Costumo anotar todas as minhas ideias, as vezes quando estou na rua caminhando e do nada, me vem uma ideia na cabeça, busco gravá-la ou escrevê-la no celular. Mas eu tenho a consciência que se eu não trabalhar em determinadas ideias, os textos nunca ganharão vida. Por isso, existe um período na minha rotina para produzir e desenvolver tais temas, para que eles não se tornem apenas meras abstrações colocadas em um rascunho.

Lembre-se da frase clichê, mas que é muito verdadeira: “escolher é perder”, e por conta disso, é preciso existir em sua rotina um tempo determinado no qual você desenvolverá tais ideias até a sua conclusão. Nada pior do que começarmos um monte de coisas ou anotarmos muitas inspirações e nunca desenvolvermos. Por isso, escolha um tempo para desenvolver, e anote as próximas ideias, para serem trabalhadas justamente neste momento da sua rotina, caso a inspiração apareça.

Normalmente as minhas ideias geram um panorama geral de um texto ou um conteúdo que eu quero produzir. Nunca é algo pronto, sempre é um ponto de partida, por isso que, parar e trabalhar tal tema é fundamental.

O blog me ensinou como tais conteúdos são úteis e podem tornar-se textos ou livros, contudo, ele também me mostrou que deve existir um momento em nossa vida, onde o trabalho em cima dos rascunhos se torna fundamental.

A criatividade nos traz muitos desafios, mas para produzir, precisamos de um tempo separado, para desenvolver, criar e dar vida a algo, que a princípio, pode parecer apenas uma abstração em sua caderneta. Escreva, estude e aprenda a usar tais ideias para criar, tendo em sua mente que, apenas ideias, não são úteis.

A dica para quem gosta de escrever é: Separe um tempo para refletir, pensar e anotar as ideias e outro período, para trabalhar os rascunhos, e não permita transigir o momento de trabalhar as ideias, caso contrário, você será alguém cheio de ideias e sem nada concreto pronto. Ou mesmo ser aquela pessoa que começa um monte de coisas e não termina nada nunca.

Nem sempre é fácil desenvolver tais rascunhos, é realmente desafiador concluir alguns temas. Em meu blog você vai perceber desde textos livres, um pouco mais reflexivos até conteúdos ou séries de textos, mais acadêmicos. E não são publicações fáceis de se compor, mas com disciplina, tudo fica possível.

O disciplinado é alguém realmente livre, que não cede a preguiça e muito menos desanima diante dos desafios. Por isso, cultive a disciplina, aprenda a lidar com todas as suas ideias e descubra que concluir é sempre o melhor ponto de partida.

Nem tudo é fácil, existem momentos, nas atividades que gostamos, que são complexos e as vezes até um pouco chatos. Mas com disciplina, conseguimos dar vida a um texto, lapidar as ideias e construir o conhecimento.

Cordialmente, Guilherme.

Deixe um comentário