SABEDORIA E INSENSATEZ

“A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez” (Provérbios 15:2).

Em um antigo trabalho, no período que eu cursava teologia, eu costumava conversar nos intervalos, sobre a Bíblia e a teologia com alguns colegas de labuta. Neste tempo, surgiam dúvidas, questionamentos e muitas reflexões, o que me levava a ler e a estudar ainda mais. Aprendi e pude ensinar muitas pessoas neste período. Mas em um determinado dia, um rapaz que costumava apenas nos observar, chegou em nosso meio e falou que estávamos perdendo tempo estudando a Bíblia e a teologia, bastava apenas confiar na palavra do pastor. Se o indivíduo é um pastor, ele dizia, é porque ele entende da Bíblia. Uma frase que eu creio ser um tanto quanto equivocada.

O conhecimento é algo realmente lindo, poder mergulhar em um assunto e entendê-lo de um modo realmente aprofundado, não tem preço, seja a Bíblia ou mesmo quaisquer outros temas. Muitos esquecem do quão prazeroso é poder aprender, e talvez alguns nunca nem experimentaram isso. Mas o ponto principal desta questão é a importância de alguém realmente ter profundidade e repertório na hora de abordar um assunto. É este um dos principais focos e indispensáveis motivos pelos quais precisamos estudar e buscar o saber. Assim, seremos cristãos com fundamentos, ou profissionais e indivíduos com conhecimento e propriedade para falar de um tema.

Sobre a Bíblia, o conhecimento e o estudo nos leva a termos uma fé fundamentada, uma teologia que parte do real entendimento da palavra de Deus, além de estarmos protegidos de enganos e interpretações equivocadas. O salmista nos ensina justamente isso quando diz:

Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti (Salmos 119:11) (NVT).

Neste longo texto, o maior Salmo da Bíblia, o salmista discorre sobre o que a palavra de Deus representava para ele. E no conteúdo fica claro o comprometimento que ele tinha com a leitura e meditação no Texto Sagrado. Mais uma vez o salmista dá justamente esta ênfase:

Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!

Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo (Salmos 119:97,98).

A Palavra de Deus é a nossa fonte de sabedoria, é através dela que entendemos a vontade de Deus. Não dá para saber se o que um pastor ou pregador fala é realmente bíblico ou apenas um ponto de vista qualquer, sem termos conhecimento. É através dele que conseguimos filtrar o que é bíblico dos ensinos que não são, além de entendermos o que é realmente ser um cristão.

A Bíblia, em muitos momentos, fala sobre a importância de meditar e estudar a palavra de Deus (2 Timóteo 3:15-17; Deuteronômio 6:5-9; João 5:3-9; 2 Timóteo 2:15). Mas Paulo dá um conselho fundamental sobre isso em um texto que é bem conhecido:

“Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:15-17).

São as sagradas letras, a palavra de Deus, que nos faz sábios, a fé nunca foi desligada do conhecimento, e é uma atitude muito insensata crer que nós não precisamos estudar. Ou mesmo, que não precisamos separar um tempo para ler e conhecer ainda mais as escrituras.

O conhecimento para o sábio é algo natural, e por ele ter fundamentos, ele consegue tornar realmente atrativo o conhecimento e a busca pelo saber. Agora, ouvir alguém falar coisas sem fundamentos, que partem de uma opinião infundada é algo realmente aterrador.

Descubra como é realmente maravilhoso estudar, aprender e mergulhar em um assunto. Aprenda exercitar a mente com os estudos e conhecer a Palavra de Deus, com afinco e dedicação, a fim de ter uma fé muito mais sólida.

Ou aprendemos a conhecer a vontade de Deus através da sua Palavra, ou seguiremos a mercê, sujeito a equívocos dos mais diversos!

Deixe um comentário