Eu sempre gostei de ler, mas confesso que a minha disciplina de leitura nasceu de um tempo de insatisfação. Eu estava cursando a minha primeira graduação em teologia, quando percebi que eu queria e precisava aprender ainda mais. Eram muitos conteúdos, muitos autores e boas obras e por mais que eu lesse, entendi que não era suficiente. Com isso, foi fundamental eu ampliar o meu hábito de leitura e estudo. Eu tinha uma sede para saciar, um anseio pelo saber e usei tal motivação para buscar crescer.
A leitura mudou a minha vida, primeiramente na escrita. Se hoje eu escrevo bem, certamente foi por conta do meu habito de leitura, que eu mantenho vivo até hoje. Ler e escrever bem são ações que estão intrinsecamente interligadas. É inevitável escrever bem, quando a pessoa mantém um hábito de leitura.
O conhecimento é outro ponto importante que a leitura traz, principalmente quando não lemos apenas livros de literatura. A cada livro lido ou estudado, damos mais um passo rumo ao saber. Lembrando de algo que eu sempre falo: “A busca pelo conhecimento vem com um passo de cada vez, é algo gradativo e paciente”. Acreditar que aprender é algo instantâneo é não perceber que existem etapas que precisam ser cursadas, sendo que queimar tais etapas é por fim, deixar de aprender.
Nestes nossos dias hiperconectados, a leitura tem sido um dos hábitos pouco praticados, o problema é que ela é uma prática definidora. Quem lê certamente vai largar na frente em inúmeras áreas. Isso além do próprio crescimento pessoal, já que nem tudo se resume em retorno financeiro.
Entenda que tudo está ligado a bons hábitos, sejam eles hábitos intelectuais ou físicos, já que fazer exercícios é igualmente importante. Buscar bons hábitos, estando desta forma, crescendo pouco a pouco é um caminho que descobri tudo e por causa de uma insatisfação.
A tecnologia disponibilizou as pessoas verdadeiras ferramentas que nos ajudam a aprender, exercitar a mente ou mesmo a compartilhar conteúdos dos mais diversos com as pessoas, entretanto, ela também oferece armadilhas que consomem o nosso tempo, sem trazer para a nossa vida crescimento ou aprendizado.
Saber dosar e separar a hora de descontrair do momento de estudar e crescer é algo fundamental. Ou criamos hábitos de aprendizado ou seguiremos chafurdados em conteúdos que não agregam nada em nossa vida.
Separe um tempo para ler e estudar, e outro momento para escrever e produzir, um tempo pequeno, mas realmente conciso. Cultive em sua vida hábitos que farão você crescer e colha, um tempo depois, os frutos de tais rotinas.
Cordialmente, Guilherme.
