VOCAÇÃO E ESTUDO

Nem todos veem o estudo com bons olhos dentro da igreja. É comum ainda encontrarmos pessoas que acreditam que o estudo mata a parte espiritual da vida de um cristão. Por isso que eu acho legal ver em seu livro: “A vida intelectual”, Sertillanges discorrer também sobre o tema vocação para o estudo. Na obra ele coloca o estudo como uma prática espiritual e o conhecimento, um hábito importante para quem quer conhecer a Deus.

A igreja tem necessitado de pastores e teólogos comprometidos com o estudo e a pesquisa, que sabem o quão espiritual é estudar, entender a palavra de Deus, além de pregar e ensinar de forma fundamentada. O cristão precisa de uma vez por todas, despir-se do preconceito e da preguiça e mergulhar nos estudos, para constatar como é espiritual entender a palavra de Deus ou aprender lendo bons livros, de autores comprometidos com a verdade.

Vagas leituras e pouco conhecimento, faz com que a igreja cresça doente (isso quando cresce) e despreparada ao deixar de oferecer respostas para os questionamentos que muitos fazem. O estudo e o conhecimento nos ajudam nos diversos desafios que o mundo nos traz. Sertillanges ensina que:

“Uma vocação não se satisfaz com vagas leituras e pequenos trabalhos dispersos. Exige penatração e continuidade, um esforço metódico, que vise uma plenitude que corresponda ao apelo do Espírito e aos recursos que Ele nos quis comunicar” (2019, p. 27).

Se Deus te deu uma vocação para ensinar, busque estudar, e perceba que um bom ensino bíblico é fruto de muito comprometimento com livros, com horas estudando e pesquisando, e também orando, é claro. Uma coisa não elimina a outra. Estudar é levar a sério o chamado que Deus nos deu e poder oferecer respostas e fundamentos para uma vida cristã equilibrada.

Pense que o mundo tem levantado cada vez mais desafios, isso sem contar, que o relativismo tem transformado a verdade em um conto de fadas, com isso, é imprescindível, buscarmos conhecimento e termos um repertório bíblico e teológico, com o intuito de ajudar as pessoas e sermos relevantes na obra de Deus.

Uma vocação é uma espécie de disposição natural para executar algo, é uma missão, dentro da obra de Deus. É ser alguém que tem um chamado e obedece de forma eficaz, por isso que, ser professor e ser um acadêmico, além de ser uma vocação nobre, já que é pouco valorizada na sociedade, é uma área de grande responsabilidade.

Por isso estude, construa um repertório, entendendo que tal prática é fundamental no reino e também não deixa de ser uma prática espiritual, como pontuei. Quem constrói conhecimento, tem um repertório e ferramentas para ajudar o próximo com suas dúvidas e dificuldades.

BIBLIOGRAFIA

SERTILLANGES, A. D, A vida intelectual, Campinas: Editora Kírion, 2019.

Deixe um comentário