EGO INFLADO

Uma vida que foi marcada pela graça, que realmente teve um novo nascimento (João 3:3-8), têm algumas marcas, alguns sinais de regeneração. É impossível sermos os mesmos após termos sido tocados por Deus, sendo que um dos principais frutos é a humildade.

É claro que um cristão não é perfeito, ele erra, ao contrário do que normalmente alguns jogam em nossa cara. Não é disso que estou falando e sim, que existem algumas evidências que mostram que fomos tocados por Deus, conforme Gálatas 5:22 aponta. Os frutos dizem respeito as consequências, resultados que alguém que foi tocado por Deus produz.

Confesso que tenho certa dificuldade em entender como um cristão pode ser orgulhoso ao mesmo tempo que segue a Cristo, é contraditório tal atitude, foge da lógica e da própria palavra de Deus. O orgulho e a vida cristã são incompatíveis, vai de encontro com os ensinamentos do Evangelho.

Um cristão com ego inflado, é aquele ser humano que olha apenas para si, esquece de olhar para as pessoas e não tem em sua vida a prática da comunhão, do servir, enfim, do ser cristão. Assim como um ego com autoestima baixa, também só pensa em si, e o seu sofrimento o ego inflado é igualmente prejudicial para a vida cristã. Não tem como ser cristão e olhar apenas para si, sem amar, e muito menos conviver e se relacionar, pois o cristianismo é basicamente isso.

O amor é uma das marcas da vida cristã, não é possível amar a Deus, que não vemos, e não amar os irmãos, a própria Bíblia mostra que isso é contraditório (1João 4:7-21). Timothy Keller, no livro Ego transformado complementa dizendo que:

“A humildade do evangelho mata a necessidade que tenho em pensar em mim” (KELLER, 2014, p. 34).

É quando olhamos menos para nós que vamos conseguir olhar para as pessoas e com isso, nos preocuparmos mais com elas. Pelo menos quando falamos de uma preocupação genuína. Sobre o ego, Timothy Keller, neste mesmo livro aponta que:

“A humildade verdadeira que brota do evangelho significa ter ego satisfeito, não inflado” (KELLER, 2014, p. 35).

É comum falarmos para quem tem baixa autoestima que ela tem que aprender a se valorizar, contudo, esta atitude nada mais é, em muitos casos, do que inflar o ego. Por mais que o conselho possa até ajudar alguém que possui baixa autoestima, a saída nem sempre é tão satisfatória. Em muitos casos, podemos atrapalhar com tal conselho. A saída certa é buscar em Cristo o equilíbrio, é colocar o exemplo dele no centro de nossa vida, para assim, não sermos orgulhosos, seguindo a vida só pensando em nós.

Um ego inflado é incompatível com a própria Bíblia e os ensinamentos que Cristo nos deixou. Ele nos deu exemplo de humildade sendo Deus, e ao mesmo tempo servo. Por isso que o orgulho é contraditório.

O cristão com ego inflado, que segue acreditando ser superior ou melhor que os outros, só demonstra que no final, ele não aprendeu a lição. Quando olhamos para a Bíblia, para Jesus nos evangelhos e os muitos servos que foram instrumento nas mãos de Deus, a humildade fica clara, ela é o principio norteador de todos os cristãos.

Por isso, caso você tenha um coração orgulhoso, entregue este orgulho nas mãos de Deus, reconheça a sua falibilidade e olhe para a cruz, visto que orgulho e vida cristã não combinam.

“E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos” (Marcos 9:35).

BIBLIOGRAFIA

KELLER, Timothy. Ego transformado: A humildade que brota do evangelho e traz a verdadeira alegria. São Paulo: Editora Vida Nova, 2014.

Deixe um comentário