NÃO PERCA A ESPERANÇA

“A esperança acaricia a alma” (Platão) (PERCY, 2016, p. 165)

Uma frase que eu repito constantemente aos amigos é: “a única coisa que eu realmente tenho é a esperança”. Mesmo triste diante do caos, mesmo passando por problemas ou doente, no fim, eu sempre acho que vai dar tudo certo, pois no final, sempre dá. Creio que confiar em Deus é isso, é saber que em todo o momento Ele está conosco, sendo Ele a fonte de toda a nossa esperança.

Os problemas tendem a tirar a nossa esperança e nos colocar em alguns becos sem saída, nos fazendo crer que tudo está acabado, mesmo que isso seja mentira. A desesperança suscita sentimentos negativos e uma visão obscura dos fatos, já a esperança nos ajuda a olharmos em volta e termos criatividade para vermos saída.

A questão é que sempre haverá o amanhã, o inverno não é para sempre, a dor um dia vai acabar, ou nos surpreender quando percebemos que a saída estava em nossa frente, todo o tempo, nós é que não estávamos vendo. Ter esperança é saber esperar, é procurar a saída, mas também descansar entendendo que nem tudo está em nosso controle.

Creio que temos que aprender a fazer o que está em nosso alcance, investir no que acreditamos e nos preparar. Aprender a cair, lidar com o fracasso e continuar entendendo que tudo é um processo e as vezes as coisas levam algum tempo mesmo, aceite isso.

No final, você vai ver, por conta da esperança, não vai perecer, seguirá tentando, resistindo, caindo e continuando. Tirando o melhor que podemos tirar das dificuldades, que é o aprendizado.

A esperança nos move, mas também nos mantém no chão, seguros diante dos ventos de problemas. Confiar em Deus, depositar nele a nossa esperança é ter a certeza de que tudo dará certo, que em breve virá a bonança. E enquanto não vier, não perca a esperança, pois você não está sozinho.

Não estou propondo uma ação infantil ou inocente, a realidade as vezes se mostra cruel e eu sei bem disso. Muito menos quero que você deixe de se preocupar com o que é importante, adquirindo uma atitude irresponsável. A minha proposta é que você não se esqueça que ter esperança de mudança, que aliado a ação, pode ajudar você a seguir de forma mais tranquila e assertiva. Quem tem aquela esperança inteligente, não só sabe esperar, mas cultiva a criatividade para construir uma saída.

Pense em todos os problemas que você superou e busque colocar em Deus a sua esperança. É fácil duplicarmos um problema, por conta de uma mentalidade negativa, por isso, tenha esperança e perceba que sempre há saída.

BIBLIOGRAFIA

PERCY, Allan, Platão para sonhadores, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2016.

Deixe um comentário