Ser professor é uma das minhas maiores alegrias, ainda mais porque eu gosto muito de estudar e pesquisar, com isso, a minha profissão acaba sendo uma atividade prazerosa.
Todavia, o risco que eu e muitos acadêmicos correm por gostar muito de estudar e passar horas estudando é justamente o do sedentarismo. Sendo que, eu já ouvi muitos acadêmicos e estudantes afirmarem que as suas prioridades eram apenas malhar o cérebro e não o corpo, desdenhando assim, daqueles que se dedicam aos esportes. O Poeta romano Juvenal, autor de inúmeras sátiras, acaba desconstruindo este ponto de vista com uma inteligente frase, oriunda da sua Sátira X, ao responder o que o ser humano deveria desejar na vida:
“Uma mente sã, num corpo são”.
É inevitável cultivarmos uma boa saúde, para que a prática de estudos possa fluir. Comer bem e de forma saudável, além de praticar exercícios regularmente, é também uma atividade intelectual. Ao cuidar do corpo, você também cuida do cérebro.
Lembre-se que o cérebro faz parte do corpo, por isso que, um corpo saudável, termina por dar bem mais resultados nos estudos do que alguém que não está com a saúde em dia. Acreditar que há alguma vantagem em malhar apenas a mente é não perceber o ser humano como um todo, entendendo que precisamos estar bem em todas as áreas da nossa vida, para obtermos bons resultados. Sertillanges em seu livro A Vida Intelectual, pontua justamente isso:
“Tudo, em um intelectual, deve ser intelectual” (SERTILLANGES, 2019, p. 49).
O estudo e a prática intelectual, devem vir acompanhado do cuidado físico. Pois afinal, o intelectual é impreterivelmente alguém dotado de corpo e mente, com isso, ele deve ser um intelectual em todas as áreas da sua vida.
Cultive bons hábitos, priorize malhar o corpo e também a mente, não menospreze a atividade física, visto que somos uma coisa só. Um corpo saudável, com um bom condicionamento, propicia um melhor desenvolvimento intelectual, maior concentração e força para estudar e ler.
A vida intelectual deve ser sempre completa, é um estilo de ser que envolve o cuidado de todas as partes da nossa vida. Aprenda a ser um ser humano completo, separe tempo para praticar exercícios e leve este hábito como prioridade, junto com o hábito de estudar e ler, que com certeza, você vai perceber a sua atividade acadêmica dando mais resultados.
BIBLIOGRAFIA
SERTILLANGES, A. D. A vida intelectual. Campinas: Editora Kírion, 2019.
