“Mestre é quem sabe o antigo e descobre o novo” (CONFÚCIO, 2019, p. 8).
Em qualquer área de trabalho, o conhecimento é imprescindível, ainda mais se queremos fazer algo que seja realmente relevante. Ter um bom repertório e propriedade nas coisas que estamos fazendo é um elemento definidor. O mesmo serve para a nossa vida particular, o conhecimento nos ajuda como cidadãos neste complexo mundo.
Conhecer o processo histórico de uma determinada área, entender como tudo surgiu e quais são os principais fundamentos deste campo é fundamental, pois é imprescindível, para uma boa reflexão, entender todos os principais pontos antes de agir. A informação e o conhecimento são os importantes fundamentos da pessoa relevante.
Em contrapartida, a nossa vida não é estática, tal atitude de busca e reciclagem deve ser constante para que nós possamos seguir em constante crescimento. Pois o mundo está sempre evoluindo e mudando, entender e acompanhar a mudança é fundamental.
Creio que a epígrafe de Confúcio do início do texto, não pode ser mais acertada. O mestre ou o bom acadêmico é aquele que sabe o antigo, que entende o fundamento e como a ideia surgiu, mas também é alguém que descobre o novo, que busca novas formas de pensar e entender uma questão.
Quase sempre uma atividade pode ser executada de várias formas, por isso, é importante conhecer todos os caminhos e sair da nossa zona de estagnação, para podermos aprender e crescer tendo uma visão ampla de tudo e de todas as possibilidades.
Ser bom em algo, dominar certa área do conhecimento é fundamental, só precisamos sempre nos lembrar que o conhecimento não é estático, e caso não o acompanharmos, arriscamos ficarmos parados no tempo.
Estudos, ferramentas tecnológicas e muitos conteúdos estão sempre surgindo e agregam em nossa vida profissional e particular também, como mencionei. Ter o costume de sempre se aprimorar é básico, e o caminho para ser um acadêmico realmente relevante.
Viver é basicamente aprender, é estar sempre caminhando pela estrada do saber, entendendo que o aprendizado não se esgota. E ter a mentalidade certa, é a garantia que a nossa vida seguirá sempre em direção ao conhecimento. É fácil alguém se estagnar, principalmente quando esta pessoa consegue colher frutos do seu estudo e dedicação. Pior do que não conseguir ter resultados é justamente ter e acabar paralisado.
Olhar sempre para frente e construir uma rotina de estudos é o princípio daqueles que estão sempre crescendo.
BIBLIOGRAFIA
CONFÚCIO. As lições do mestre. São Paulo: Jardim dos Livros, 2019.
