CORRUPÇAO HUMANA: O CAOS QUE SURGE DAS BOAS INTENÇÕES

“Quanto mais altas as pretensões do poder, mais intrometido, desumano e opressivo ele será” (LEWIS, 2018, p. 53).

C. S. Lewis

Algumas pessoas costumam falar que fama, riqueza e principalmente o poder, revelam quem uma pessoa realmente é. Por isso que, quando uma pessoa se encontra em uma condição privilegiada e começa a fazer um monte de bobagens, na verdade, ela está apenas revelando o seu verdadeiro lado.

O ponto alto desta discussão é que, em primeiro lugar, eu não creio que o ser humano seja bom, até o indivíduo mais bondoso, caridoso e que ama e ajuda a todos, tem um lado ruim. O apóstolo Paulo diz justamente isso em Romanos:

“Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:10-12) (NVI).

Não existe alguém realmente justo ou plenamente bom, estamos todos manchados pelo pecado. Todos se desviaram e seguem praticando o mal. Esta declaração do apóstolo Paulo, tem como paralelo um texto de Salmos (14:1-3), comprovando assim ser uma verdade bíblica. Wiersbe explica esta grande verdade pontuando que:

“Estes versículos indicam que todo o ser interior do homem está sob o controle do pecado: sua mente (“não há quem entenda”); seu coração (“não há quem busque Deus”) e sua volição (“não há quem faça o bem”). Ao ser medido de acordo com a justiça perfeita de Deus, nenhum ser humano é inculpável” (2017, p. 678).

 Em segundo lugar, o poder acaba apenas amplificando ainda mais o pecado e a barbárie interna que existem em todos os seres humanos, já que com o poder o ser humano consegue fazer qualquer coisa. O poder nos revela, ele nos tenta e dá voz ao nosso pecado, a algo que já está dentro de nós, no qual precisamos constantemente lutar, buscando em Deus a sua ajuda.

Alguns regimes comunistas, que tiveram uma intenção primária de combater algumas injustiças que o capitalismo ou a política produziu em alguns lugares, revelou justamente isso, como algo pode começar com uma boa intenção, mas terminar em uma verdadeira barbárie “em nome do bem”.

Quanto mais alta as pretensões do poder, mesmo que as suas intenções sejam boas, maior é a possibilidade de caos, visto que, o ser humano é corrompido pelo pecado. E este é o cerne do cristianismo, esta verdade aponta para Cristo, o único justo, o único que pode salvar o ser humano.

O poder desmascara o ser humano, revela toda a nossa corrupção e quais são as verdadeiras intenções do nosso coração. O poder corrompe e se Deus não estiver no centro, nós certamente nos perderemos e transformaremos qualquer coisa boa, em uma genuína balbúrdia.

Não há outra forma de estabelecer a paz, é somente através do evangelho. Se Deus não for o fundamento da nossa vida, o caos certamente será. Só há esperança em Deus.

“Na verdade, que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque” (Eclesiastes 7:20).

BIBLIOGRAFIA

LEWIS, C. S. A última noite do mundo. Rio de janeiro: Thomas Nelson, 2018.

WIERSBE, Warren W. Comentário bíblico expositivo: Novo testamento: Volume I. Santo André: geográfica Editora, 2017.

Deixe um comentário