INQUIETAÇÃO CONSTRUTIVA

Algumas verdades nos tiram do comum e nos obrigam a parar, pensar e buscar mudança. Esta inquietação não é ruim, pelo contrário, o princípio da transformação, do aprendizado e crescimento vem justamente desta inquietação.

A mudança vem somente para aqueles que se incomodam, para os insatisfeitos que não aceitam a mediocridade em suas vidas. A inquietação nos arrebata da zona de estagnação e nos faz olharmos além, buscando sempre o crescimento. É claro que eu estou me referindo aquela inquietação saudável, que nos empurra para a renovação. Sergio Queiroz nos ensina que:

“Verdade que não produz inquietação no coração não abre espaço para mudanças. Ninguém luta para mudar e reconstruir aquilo que antes não o incomodava” (2015, p. 36).

Por conta da inquietação, fiz uma faculdade, queria aprender mais e me preparar. Eu não acreditava que o meu saber era suficiente, eu precisava aprender mais, conhecer mais autores, ferramentas e vivências. Foi devido à inquietação que me pós-graduei e continuei estudando, aprendendo e lendo muito. Não me contentei com a graduação, na verdade, foi justamente ela que me mostrou como havia muita coisa para aprender. E eu sou grato por estes desafios, aprendi muito com todos os professores e materiais no qual tive contato.

É claro que eu não estou falando que a estabilidade é ruim, ela é ótima, principalmente quando você consegue alcançar algum objetivo ou avançar em sua carreira profissional. O perigo apenas é estagnar, parar de aprender e buscar sempre o conhecimento e o aperfeiçoamento.

Se você não está incomodado, arrisca estar estagnado, vivendo a mesmice, permanecendo sem crescer. É de desafios que crescemos e aprendemos, estar inquieto revela justamente isso, o desejo de sair do comum e crescer.

Quem realmente mergulhou no conhecimento sabe como o saber é infinito, que o aprendizado é constante. Quem acredita que sabe, na verdade, não sabe de nada e não percebe o quanto tem para aprender.

Por isso, mantenha-se sempre ativo, aprenda a parar e desfrutar de suas conquistas, pois isso é ótimo, mas descubra também como é poderoso continuar aprendendo, se desafiando e crescendo.

A grande alegria em ser professor universitário e pesquisador é que nós sempre estamos aprendendo, pesquisando e descobrindo. E quem é professor entende que nós seremos eternos alunos, pois não existe um ponto final no aprendizado e um professor relevante sabe muito bem disso.

Quando mais eu estudo e leio, mais percebo como eu não sei de nada. Quem acredita que sabe de tudo e que não precisa mais estudar, com certeza, leu pouco, pois esta certeza revela justamente isso, já que quanto mais estudamos, mais percebemos que não sabemos.

Estudar é algo realmente maravilhoso, nos permite conhecer, crescer e nos impressionar com o saber. Por isso, mantenha sempre viva esta inquietação construtiva, que mantém você nos trilhos, sedento pelo saber. É ela que impulsionará você rumo ao conhecimento e ao constante desenvolvimento.

BIBLIOGRAFIA

QUEIROZ, Sérgio. Gloriosas ruínas: O caminho bíblico para a restauração. São Paulo: Mundo Cristão, 2015.

Deixe um comentário