“Adapte seus desejos à realidade” (2018, p. 41).
Epicteto
A arte de viver bem está ligada ao quanto conseguimos nos adaptar a nossa realidade financeira. Quem consegue viver de modo equilibrado com o que tem, acaba tendo menos problemas para resolver.
Conheci muitos que viviam uma vida de carência e falta, por não saber gastar e não conseguir se adequar a sua realidade. Algumas destas pessoas até tinham bons salários, mas viviam de modo nababesco, sempre gastando mais do que tinham.
Antes de tomar uma atitude para mudar a sua realidade financeira, seja estudando ou empreendendo, é fundamental aprender a viver com o que tem e adequar seus desejos a realidade no qual você vive. Aprender a gastar, avaliar se você precisa de tudo o que sonha ter, é fundamental.
A princípio, quando eu vou comprar algo, eu sempre reflito e penso se necessito daquele objeto. Não é vantajoso adquirir algo, que não será tão usado. E se me for útil, busco o melhor e mais adequado a minha realidade. Muitos se guiam pelo prestígio que o bem pode trazer e assim, acabam gastando mais do que pode. Ter algo apenas para vender uma imagem não é lucrativo, visto que, no final, a motivação é agradar ou impressionar outros, algo quer eu considero puramente fútil e sem necessidade.
Quem vive de forma exagerada não tem paz, está sempre preocupado, no limite e tapando buracos. E tal situação, reflete em todas as outras áreas da sua vida em um espiral de falta de paz, preocupação e desânimo.
Já quem sabe se adequar, vive mais tranquilo, aproveitando o que tem de modo centrado e sem incômodos. São nestes momentos que usamos a criatividade para fazer muitas coisas e acabamos aproveitando ainda mais. Visitei parques realmente lindos, em tempos que eu não tinha condições de viajar. Conheci lugares maravilhosos, quando eu conseguia viajar apenas para lugares próximos. É disso que eu estou falando, nem tudo é dinheiro e a criatividade ajuda muito nestes momentos.
Não podemos ter tudo, mas podemos viver satisfeitos com o que temos, e conforme seguimos, podemos planejar dar passos para mudar a nossa situação. E esta satisfação nos acompanha, tendo ou não condições. Coisa que nem sempre acontece com aqueles que possuem muito dinheiro.
Saber adaptar as coisas que você deseja a sua realidade é um princípio que ajuda você a viver bem e com alguma paz. Dar passos coesos e seguros, para aos poucos ir dando passos maiores é muito melhor do que seguir sem paz.
Ou você aprende a se adaptar e dar passos coerentes, ou seguirá como um refém das coisas. Se aproveitar a vida é isso, eu não quero aproveitar!
BIBLIOGRAFIA
EPICTETO. A arte de viver: Epicteto, uma nova interpretação de Sharon Lebell. Rio de janeiro: Sextante, 2018.
