CRIATIVIDADE ANULADA

Me preparei para uma reunião muito importante sobre um evento que deveria acontecer e precisava dar certo. É sempre complicado ser responsável por um projeto-piloto, mas eu tinha muitas ideias e algumas delas iriam nos salvar.

Não é tão fácil explicar a criatividade, a questão é que eu sempre fui criativo e tive ótimos insights. Saber solucionar um problema ou mesmo criar algo do zero são algumas das tarefas que uma mente criativa consegue empreender. O único problema é quando o seu líder não gosta muito de boas ideias.

Me preparei para a reunião e como sempre, precisei lidar com uma mente engessada, que não conseguia sair do lugar e visualizar o todo. Boas ideias, para surtir efeito, devem encontrar mentes que sabem escutar, que entendem que o nosso saber às vezes nos engana e por isso, não se abrem para o novo.

É comum alguém não ver o todo e com isso, não encontrar a solução para um problema ou mesmo agir da mesma forma, reproduzindo assim velhos erros e trabalhos rasos e sem conteúdo. Para conseguirmos mudar, aprender e crescer, não podemos ter medo do novo e precisamos, com isso, experimentar sempre estradas novas.

Uma mentalidade fixa refreia a criatividade e não aceita qualquer ideia. Um líder que não escuta, usa o seu orgulho e prepotência para calar a inspiração e pintar todo o ambiente de cinza.

Não é possível seguir fazendo as mesmas coisas, parafraseando uma antiga máxima, e acreditar que desta forma alguém vai obter resultados diferentes. Olhar além de nós, ouvindo e refletindo sobre novas ideias é o caminho para o crescimento.

Algumas situações nos colocam em caminhos sem saída, principalmente quando o trabalho não depende de nós. Com isso, nos resta colher as consequências de conviver com pessoas que não conseguem observar além de seus pontos de vista.

Quando a liderança não consegue olhar além e é rápida em calar quem tenta sair do senso comum, o ambiente se escurece e a criatividade ganha tons de loucura.

Uma boa liderança sabe da importância de escuta e do respeito, ele entende que pode não estar enxergando a solução que o seu liderado enxerga e é por isso que ele procura sempre dar voz as pessoas. Ter humildade para ouvir e a capacidade de admitir seus equívocos e limitações é o ponto de partida para incentivar as pessoas a trabalhar cada vez mais com excelência. 

No final, guardei as minhas boas soluções e segui as orientações que me fariam executar o trabalho de forma muito mais demorada e sofrida, enquanto o líder do projeto aguardaria o momento para me responsabilizar, caso empreendimento não acontecesse como deveria.

Este é o ciclo de alguém que tem um líder com uma mentalidade engessada!

Deixe um comentário