O PODER DA SABEDORIA

Eu já tive o prazer de conhecer inúmeras pessoas inteligentes. Profissionais, músicos ou artistas, que eram realmente habilidosos no que faziam, mas que nem sempre haviam progredido, apesar dos seus talentos, pois faltava sabedoria. De alguma forma, por conta da falta de sabedoria, estas pessoas estavam sempre em situações difíceis ou sem perspectivas.

Uma coisa que o tempo me ensinou foi que, não adianta termos diplomas, conhecimento ou habilidades acumuladas, se não temos sabedoria. Conheci os melhores, que haviam estudado nas instituições mais consideradas, mas que viviam tomando decisões erradas.

A sabedoria é tudo na vida e ela pode ser definida como “a arte de saber usar o conhecimento que temos, para tomarmos as decisões mais acertadas”. Ou usar todo o nosso preparo e repertório da melhor forma possível. Alguns pensadores até atribuem à inteligência emocional, como peça-chave da sabedoria, pois sem ela, o ser humano pode se perder em decisões impensadas e impulsivas. Sobre o termo sabedoria, Allan Percy complementa:

“A sabedoria pode ser definida como a capacidade de aplicar o conjunto de conhecimentos e experiências vividas, com sensatez e reflexão, sempre em direção a uma evolução ou resolução positiva dos desafios ou problemas” (PERCY, 2016, p. 54).

 A sabedoria é a arte de saber agir com o conhecimento e as habilidades que temos. Sábio é aquele que sabe tomar boas decisões ou mesmo, lidar com momentos de fracassos e dificuldades. No final, seja o resultado (ou não) que alguém tenha tido em sua vida, o sábio é aquele que saberá tirar um bom proveito da situação.

Não adianta trabalharmos apenas o conhecimento se não buscamos também a sabedoria. É importante, além de estudar, ler e buscar o saber, pedirmos a Deus sabedoria, para que assim, possamos tomar as melhores decisões e fazer a obra dele da melhor forma possível. Apenas ter um vasto repertório não é de proveito algum, se não tivermos sabedoria suficiente para usá-lo e produzir frutos conforme a vontade de Deus.

Saber aplicar nosso conhecimento com reflexão e sensatez é o ponto-chave para conseguirmos progredir e construir caminhos coerentes. Sendo que pedir sabedoria a Deus é o caminho do cristão que faz a vontade de Deus deve tomar. 

BIBLIOGRAFIA

PERCY, Allan, Platão para sonhadores: 80 pílulas de filosofia cotidiana para transformar suas melhores ideias em realidade, Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2016.

Deixe um comentário