A TIRANIA DA FELICIDADE E DO SUCESSO

Perceba como a nossa sociedade direta ou indiretamente está sempre tentando vender algo. Seja um estilo de vida, que envolve posses e consumo ou um padrão de comportamento que serve como um modelo que todas as pessoas de “sucesso” precisam seguir. O curioso é que tal fôrma não serve em todos, mas é vendido como se fosse possível existir um modelo de felicidade que servisse em todas as pessoas.

A tirania se resume em criar uma narrativa e vender fórmulas, como é visto em qualquer livro de autoajuda. Siga os sete passos que tudo vai dar certo. Adquira a fórmula mágica do sucesso que tudo vai mudar. Mas não somos iguais e a vida não pode ser vivida com receitas. Ela é muito mais um fluxo, com mudanças acontecendo o tempo todo, como diria Heráclito, e quem sabe viver em meio a tais mudanças, vive bem.

A ânsia em ser feliz produz muito mais infelicidade, a vontade de ser igual aos modelos que os tiranos do sucesso vendem, nos deixa piores. Ou você larga o controle e segue com o que você tem, ou será cada vez mais bombardeado com as fórmulas motivacionais que muito mais atrapalham do que ajudam. Pondé, com a sua clássica ironia complementa:

“A ordem das coisas do mundo de hoje desconhece essa condição: desistir da felicidade é uma forma de chegar mais perto dela, assim como saber-se mau é estar mais perto de Deus, e não o contrário” (2021, p. 19).

A arte de desistir da felicidade consiste em aprender a aceitar a condição atual, para assim conseguir seguir, não partindo de padrões que a sociedade impõe e sim, do que temos no momento.

Ser feliz é um estado de espírito e o sucesso é conseguir avançar um pouco a cada dia, com as condições e ferramentas que nós temos. Ela é fruto de esforço, fé em Deus e de um coração grato. Conseguir seguir com o que temos é um ótimo primeiro passo, para depois aos poucos, ir nos preparando e melhorando ainda mais.

Muitos tem tudo, mas não possuem nada, visto que seguem correndo atrás do vento, sem nunca estarem satisfeitos, tais pessoas nunca tem o suficiente, acreditam estar precisando sempre de mais coisas e isso é uma grande fonte de aflição. É a velha máxima do capitalismo: “Quem tem, quer ainda mais”. Se felicidade é isso, prefiro ser infeliz, mas com paz e contentamento no coração.

Não existe uma receita infalível, contudo, aprender a estarmos satisfeitos com o que temos é um ótimo primeiro passo. É comum não darmos valor as pequenas conquistas, as vitórias que parecem ser simples, contudo, é de passo em passo que vamos conseguindo.

Assumir a nossa realidade e seguir de onde estamos, dando passos pequenos, mas sólidos, é o primeiro passo seguro para conseguirmos chegar em nosso destino. E seguir um modelo proposto que promete resultados rápidos é bem perigoso, já que a vida não é uma fórmula, cada pessoa precisa descobrir o seu caminho. Não precisamos seguir os gurus das receitas prontas e muito menos os padrões que o mundo vende.

Aprenda a ser feliz hoje, valorize o pouco que tem e descubra como dar os primeiros passos para a mudança. Não existem receitar milagrosas de felicidade ou de sucesso em alguma área, é na tentativa e erro, dando passos pequenos, mas consistentes.

A tirania da felicidade insiste em impor uma fórmula, mas não existe tal formula, ser feliz é mais uma condição mental, é saber ser grato e entender que não precisamos de tudo.

BIBLIOGRAFIA

PONDÉ, Luiz Felipe. (In) Felicidade para corajosos: Exercícios filosóficos. São Paulo: Planeta, 2021.

Deixe um comentário