A VERDADEIRA ESPIRITUALIDADE

Sou convertido há muitos anos, contudo, ainda me lembro da minha importante decisão de seguir a Cristo. A minha família era cristã, mas nasci de novo muitos anos depois da adolescência. Esquecemos que nem todos os membros de famílias cristãs, são realmente cristãos, às vezes são apenas religiosos, gostam dos amigos da igreja ou cumprem um protocolo estabelecido pelos pais. Por isso que, orar para que eles nasçam de novo é fundamental.

A vida começa com o nascimento, mesmo a pessoa mais importante, culta ou poderosa, precisou nascer um dia e da mesma forma que alguém humilde nasceu. Na vida cristã a dinâmica é semelhante, é preciso nascer de novo, para que a espiritualidade tenha um início. E é desta forma que Francis Schaeffer inicia o seu livro Verdadeira espiritualidade.

Gosto do estilo centrado e coeso que este autor tem, em meio ao mar de conteúdos, livros e pregadores destes nossos dias tecnológicos. Conhecer autores centrados, que meditam a partir da Bíblia é muito importante. 

Schaeffer continua o capítulo falando da verdadeira espiritualidade, enfatizando que ela começa no interior. Lutar contra o pecado e enfrentar todas as nossas lutas, é uma atitude que começa dentro de nós. É muito mais do que seguir aquelas listas do que podemos ou não fazer, ou seguir sonhando com o céu, sem levar em conta que a vida cristã se inicia aqui. É uma busca consciente por fazer a vontade de Deus, uma ação interior que reflete em nosso exterior. A vida cristã se inicia com o novo nascimento, mas não se paralisa apenas nisto. Ela segue para uma busca de uma vida muito mais profunda do que apenas seguir um protocolo, é entender que tudo começa dentro de nós. Francis Schaeffer explica que:

“Quando falamos da vida cristã ou da verdadeira espiritualidade, quando falamos sobre ficar livre das algemas do pecado, devemos lutar contra os problemas interiores de não cobiçar contra Deus e os homens, de amar a Deus e os homens, e não meramente de algum conjunto de coisas exteriores” (2021, p. 17).

A espiritualidade cristã é uma prática que começa dentro de nós, para depois se fazer presente no mundo exterior. Tudo começa em nossa mente, com boas ideias, como diria Schaeffer. O evangelho é, em um primeiro momento, boas ideias, não placas de igreja. Pregar o evangelho é anunciar uma mensagem de salvação, uma mensagem que se mostra verdadeira. Sendo assim, precisamos entender bem tal ideia e termos fundamentos, para que, desta forma, não arrisquemos anunciar uma mensagem falsa. 

Tudo começa dentro de nós e a nossa intimidade com Deus e a sua palavra, fará toda a diferença. Perceba como amar a Deus é uma ação interna, é algo que começa dentro de nós. O mesmo podemos falar quanto a amar ao próximo. Se eu não decido amar ou não entendo o amor a partir da Bíblia, a minha ação não surtirá efeito, visto que, o meu interior, o meu entendimento quanto a mensagem cristã, não está fundamentado.

Boas ideias produzem vida e entender de forma plena o evangelho surtirá efeito no mundo exterior. Boas atitudes são frutos de bons fundamentos, de ideias alicerçadas na palavra de Deus.

BIBLIOGRAFIA

SCHAEFFER, Francis. Verdadeira espiritualidade. São Paulo: Cultura Cristã, 2021.

Deixe um comentário