Não quero simplificar a vida, muito menos compará-la a um jogo de cartas. Viver não é competir, apesar de haver muita competição em alguns ambientes ou etapas da nossa vida. Viver é seguir superando nossas metas, é caminhar e buscar melhorar dia após dia, enquanto aprendemos a superar os inúmeros desafios que surgem na estrada.
Nem sempre temos boas cartas nas mãos, muitas vezes largamos bem atrás dos outros, carecemos de ferramentas e oportunidades para conseguirmos alcançar nossos objetivos, contudo, isso não significa que temos que desistir ou seguir nos lamentando e sim, que precisamos aprender a lidar com a situação e buscar melhorar dia após dia. Haddon Robinsson pontua que:
“A maneira como nos saímos na vida não é meramente uma questão de receber as cartas certas, mas de como as jogamos” (2017, p. 37).
Tudo vai depender de como jogamos, como planejamos e lidamos com as dificuldades. Quem não está preparado para um desafio inesperado, se organiza e aprende, adapta a sua situação a realidade e segue na perseverança.
Nem todas as pessoas que tiveram sucesso em sua vida, tinham as cartas certas, elas souberam apenas jogar. E persistir é sempre o melhor ponto de partida, tendo aquela consciência de que nem tudo é fácil.
Com o tempo, perdi aquela mania de me comparar ou de reclamar e aprendi a seguir tentando, planejando e dando os passos, com as condições que eu tinha naquele momento. Sendo que com o tempo, à medida que seguia melhorando, aprendia a caminhar de uma forma mais assertiva.
Não é papo de autoajuda, ao contrário, quero apenas deixar claro que o caminho para a realização é sempre bem íngreme e trabalhoso, mas que desistir, nunca é uma boa opção. Além do fato que, ninguém começa grande, há sempre o primeiro passo, seguido de insistência e busca pelo constante aperfeiçoamento.
O esporte e a música, pode nos ajudar a contextualizar este ensinamento, visto que, para ambas as atividades, persistir e continuar é o ponto de partida. Pense que um bom músico é, na verdade, alguém que estudou e praticou muito. Para cada solo de guitarra, entenda que existe muita prática, tentativas e erros. O mesmo podemos falar dos atletas. A constância e a disciplina são elementos essenciais daqueles que chegaram na habilidade plena. Não há vitória sem constância e sem insistência.
É fácil vermos alguém habilidoso executar algo, isso porque, nós não vemos todos os seus dias de estudo. Talento nato é raro, e mesmo aqueles que possuem uma certa facilidade, precisam estudar e persistir para evoluir em sua área.
Aprenda a não desistir, crie disciplina e o hábito de diariamente estudar e praticar para crescer. Aprenda a jogar as cartas certas, descubra como a disciplina e a insistência, são ferramentas muito mais assertivas do que desejar ter tudo nas mãos.
Quem desiste não entende como as coisas que realmente são importantes, custam um pouco mais de esforço!
BIBLIOGRAFIA
ROBINSON. Haddon W. Decisões: Fazendo escolhas com sabedoria. Curitiba: Publicações Pão Diário, 2017.
