Conheci Paul Wascher através de seus vídeos na internet. Tendo uma fala concisa e realista, suas pregações são bem objetivas e centradas na palavra. Ele não mede esforços para pregar o real evangelho, sendo que, por conta disto, ele é muito criticado.
Gosto de conhecer um autor através dos seus livros e alguns deles são capazes de revelar quem uma pessoa realmente é, e a obra O evangelho de Deus & o evangelho do homem tem justamente esta característica.
Paul Wascher inicia o livro falando da teologia da prosperidade, mostrando como ela é contraditória e se distancia muito da mensagem do evangelho. Muitos destes pastores pregam tudo, menos a mensagem bíblica. É comum encontrarmos em todos os lugares mensagens misturadas com equívocos, fruto deste tipo de teologia.
Aprendi a levar muito a sério a Bíblia, por conta disso, quando vou pregar ou compor um texto para este site, busco estudar e expor o que a Bíblia quer realmente nos ensinar e não as minhas falhas opiniões. A vida cristã é algo sério, a mensagem de Deus precisa ser compartilhada de modo coerente e eficaz, sem misturas e barganhas. E isso Paul Wascher faz muito bem nesta obra.
Quero destacar o profundo compromisso que o autor tem com o evangelho. O resumo que ele faz do evangelho de Deus, em contraposição a todo o evangelho humano que está sendo pregado e divulgado como mensagem cristã, é realmente relevante. Em um contexto de pouca leitura e estudo bíblico, sendo esta a realidade atual da igreja cristã. Ter obras centradas na palavra de Deus é muito importante.
O pecado é a raiz de todos os problemas humanos, o mundo segue em meio a erros e maldades, por conta desta condição humana. Se não fosse pelo pecado, o mundo não seria este caos que é hoje. E por conta desta nossa condição, a única coisa que merecemos é a morte, o justo juízo de Deus.
A nossa condição não é favorável, por conta do pecado. Não existe ninguém justo, e mesmo aquela pessoa que aparenta ser boa não é, visto que o pecado nos faz indivíduos injustos e inúteis, como o texto aponta. Entretanto, o ponto principal desta questão é que o pecado desagrada a Deus, ele é cometido contra um Deus que é justo e digno. Wascher explica que:
“Por qual motivo o pecado é tão horrível? Será que é porque resulta em morte? Não! Será que é porque atrapalha a sociedade? Não! Por que é tão horrível? Porque é cometido contra um Deus que é absolutamente digno, o qual é merecedor de toda a adoração, louvor e obediência” (2018, p. 31).
Mas Deus ofereceu Cristo para morrer em nosso lugar e para que, através dele, tivéssemos vida. Por conta da desobediência humana, todos merecem morrer, mas Deus, o justo juiz, que não negocia o seu caráter, nos deu uma chance ao oferecer Jesus para morrer por nós. Este é o cerne do evangelho e não todas aquelas mensagens que colocam o ser humano no centro de tudo ou que focam em bens e prosperidade. O evangelho fala de coisas eternas e não de bens passageiros.
O meu receio com todas as mensagens aguadas que encontramos em algumas igrejas é que tais palavras focam em coisas passageiras. É uma mensagem humana, que não traduz nem um pouco o que o evangelho quer ensinar às pessoas.
Não quero, com isso, defender uma vida de faltas e necessidades e sim deixar claro que a grande ênfase da Bíblia não é a prosperidade. E é isto que Paul Washer faz muito bem neste livro. Este texto é apenas um resumo de uma mensagem detalhada, focada no verdadeiro evangelho.
Se você quer entender bem a verdadeira mensagem cristã, leia O evangelho de Deus & o evangelho do homem, uma leitura indispensável para todos os cristãos.
Bibliografia
WASHER, Paul. O evangelho de Deus & o evangelho do homem. São Paulo: Hagnos, 2018.
