DISCIPLINA INTELECTUAL

A disciplina é uma ferramenta poderosa, com certeza, é uma das principais caso você seja alguém que pretenda estudar ou ampliar o seu hábito de leitura e estudo. É com ela que você consegue ter constância no dia a dia, para conseguir seguir cumprindo com os seus objetivos de estudo e preparo. A vida intelectual é um chamado, é a missão daqueles que são designados por Deus para o saber.

Eu diria que um indivíduo disciplinado é aquele que sabe muito bem quem ele é, e por conta disso, busca sempre ferramentas e conhecimento para estar sempre avançando. Ele é um sujeito que sabe refletir, ponderar e aceitar. Nem sempre conseguimos acertar o alvo no primeiro lançamento. Às vezes, insistir, se preparar e continuar é a melhor resposta, e é aí que a disciplina entra.

Você já aprendeu a executar algo sem aquela vontade de fazer? Quem tem disciplina sabe que a motivação não é uma ferramenta tão útil assim, visto que nem sempre estamos motivados. James Sire discorre bem sobre o intelecto disciplinado, explicando que:

“Já o intelecto que foi disciplinado até alcançar a perfeição de suas capacidades; que conhece e pondera, enquanto conhece; que aprendeu a fermentar a densa massa de fatos e acontecimentos com a força elástica da razão – um intelecto assim não pode ser parcial, não pode ser excludente, não pode ser impetuoso, não pode ser indeciso, mas precisa ser paciente, controlado e majestosamente calmo; pois discerne o fim de cada início, a origem de cada fim, bem como a lei em cada interrupção, o limite em cada atraso; pois sempre sabe onde está situado, e como seu caminho se estende de um ponto a outro” (2021, p. 64).

 A citação pontua várias características importantes sobre a mente disciplinada, segundo o autor. Focarei em alguns pontos que eu, particularmente, creio serem fundamentais.

Controlar a mente impetuosa ou impulsiva é uma das ações que eu considero centrais para quem busca disciplina intelectual. Ser impulsivo é complicado, visto que a maioria dos resultados das práticas intelectuais é visto tardiamente. O estudo é um processo lento, que demanda constância e paciência. Ninguém consegue conhecer e se aprofundar em algo da noite para o dia. É como eu sempre digo, é um passo de cada vez. Seja durante o estudo de um livro, uma graduação ou pesquisa para compor um artigo acadêmico. A impetuosidade estraga o processo de aquisição de conhecimento. A paciência é a chave, buscar seguir com equilíbrio, sem queimar etapas é o caminho de quem pretende construir fundamentos sólidos em sua área de estudos.

Por isso, caso você seja impulsivo e tenha em mente planos para cultivar hábitos de leitura e estudo, combater tal impulsividade é uma ação necessária. A vida acadêmica é muito mais uma caminhada do que uma corrida. É entender que a constância e os pequenos passos dados diariamente, resultam em uma colheita realmente profícua a longo prazo. É apenas quem sabe esperar, que conseguirá colher os frutos do saber.

A indecisão é um perigo bem semelhante, visto que ela paralisa você em um estágio, fazendo com que você não saia do lugar. Entenda que a dúvida sempre vai existir, por isso que saber refletir e também ser prático é um bom caminho. Lembrando que nem sempre conseguimos as coisas pelo caminho ideal, ou pela estrada que pensávamos que trilharíamos. Se você se prender no ideal, nunca conseguirá fazer algo. Às vezes é melhor decidir e aceitar os resultados da decisão do que ficar preso em uma espiral de dúvidas.

Disciplina é a palavra que inicia a citação e que define muita coisa, como pontua James Sire. Sendo que o disciplinado é alguém realmente livre, que faz o que precisa ser feito, que não cede à preguiça e aos estímulos imediatos. Um indivíduo disciplinado é alguém que realmente faz, que entende que a vida acadêmica é uma jornada. É preciso aceitar, se planejar e seguir, sendo que é através dela que conseguiremos cultivar hábitos relevantes e combater aqueles tropeços que insistem em nos ancorar.

A vida intelectual nem sempre é valorizada dentro da igreja. Não são todos que compreendem este chamado, que é muito importante. A questão é que, para conseguirmos adquirir tais hábitos, precisamos construir uma mentalidade e um posicionamento que resulta nesta prática. Ou mudamos de mentalidade e aprendermos a ser disciplinados, ou seguiremos a correnteza, sem produzir nada de relevante.

O reino de Deus precisa de intelectuais, de pensadores significativos que sejam luz e referência no campo acadêmico, por isso, cultive tais disciplinas, para que assim, você consiga ser ferramenta nas mãos de Deus nestas áreas.

BIBLIOGRAFIA

SIRE, J. W. Hábitos da mente: A vida intelectual como um chamado cristão. São Paulo: Vida Nova, 2021.

Deixe um comentário