“Pois assim é nosso Deus; ele é nosso Deus para todo o sempre e nos guiará até o dia de nossa morte. (Salmos 48:14) (NVI).
Existe uma verdade que nunca podemos esquecer: “a vida é mudança”, sendo que em alguns momentos, é por desejo nosso, em outros, é por conta dos fatores da vida. Mudar é viver e saber lidar com todos os períodos de mudança é fundamental.
São muitos os caminhos, questões que surgem e tempestades que precisamos administrar. A mudança sempre nos traz surpresas, sendo importante estar preparado, sem se esquecer de que Deus é quem nos guia. Gosto de uma frase atribuída a Lutero que fala justamente deste nosso divino guia:
“Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem meu guia” (Lutero).
Em meio aos meus tempos de mudança e todas as incertezas que precisei enfrentar, uma convicção eu sempre tive: “eu não estava sozinho, Deus me guiava em meio às tempestades”. É Deus que nos guia e, por mais que a vida traga surpresas no meio do caminho, sabemos quem comanda a nossa embarcação. Ele é o nosso comandante até a morte.
Este Salmo é um convite a conhecermos Jerusalém, os primeiros versículos enfatizam justamente isso (Salmo 48: 1-3, 9-11). Através deste texto, o salmista abriu as portas da cidade e descreveu todas as partes desta cidade as pessoas. Neste texto, Israel é descrita como a alegria de toda a terra (Salmos 48:2) e Deus recebe louvores de todos os lugares e nações, não só do seu povo (Salmos 48:10) (CONNELLY, 2017, p. 127). O salmista pontua:
“Ó Deus, em teu amor meditamos enquanto adoramos em teu templo. Como teu nome merece, ó Deus, serás louvado até os confins da terra; tua forte mão direita está cheia de vitória” (Salmos 48:9-10) (NVI).
Deus é soberanamente justo e o seu louvor chega até aos mais remotos lugares. E o Salmo se encerra com a citação da epígrafe do texto, mostrando como ele é o nosso Deus e guia. Este Salmo busca não apenas registrar um cântico a sua geração, mas a todas as gerações do mundo todo. É um louvor que ultrapassa gerações, nações e tempos e nos lembra quem Deus é de verdade (CONNELLY, 2017, p. 128).
A história do povo de Israel é bem complexa, eles enfrentaram muitos problemas e em muitos momentos, confiar nele foi fundamental. Em meio a nossa vida e as mudanças que enfrentamos, ter um bom guia é algo indispensável para não cairmos em ciladas no meio do caminho. E Deus é este guia que nos protege, basta abrirmos o mapa que ele nos deu (A Bíblia) e deixarmos que a sua vontade seja o nosso norte.
Nem sempre entendemos os caminhos, mudanças e desafios que a vida nos traz, mas sabemos bem quem é o nosso guia. Confiar em Deus é importante, para não permitirmos que as angústias e preocupações abalem a nossa paz e nos desvie do caminho da verdade.
Bibliografia
CONNELLY, Douglas. Guia fácil para entender Salmos: Tudo sobre os Salmos, reunido e organizado de maneira completa e acessível. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017.
